INCREMENTANDO A PRODUTIVIDADE NA INDÚSTRIA SANTA LUZIA REDES E DECORAÇÕES DO MUNICÍPIO DE SÃO BENTO/PB: UMA ANÁLISE SOBRE OS GAPS DE FABRICAÇÃO

Autores

  • Leandro Aparecido da Silva Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Luan Fernandes Farias Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Pablo Phorlan Pereira de Araújo Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Tiago Douglas Cavalcante Carneiro Faculdade Católica Santa Teresinha

Resumo

Neste trabalho irá ser abordado o desenvolvimento produtivo de uma empresa que trabalha no seguimento têxtil voltado para confecções de produtos de decoração domiciliar como também a fabricação de redes de dormir dos mais variados tipos, com a finalidade de responder quais as dificuldades enfrentadas na linha de produção e que estratégias podem adotadas para solucioná-las, tendo como objetivo geral, analisar o funcionamento e dificuldades no processo de produção, e como objetivos específicos a conhecer os principais processos da linha de produção, descobrir os gargalos que afetam o rendimento da empresa e propor estratégias que melhorem o processo produtivo. A pesquisa foi feita com os colaboradores da empresa, de forma aplicada de caráter quali-quantitativo com objetivo explicativo, com intuito de saber sua visão em relação à produção da empresa como um todo. Para este trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográficas de grandes autores especialistas no setor como CORRÊA (1993), SLACK (1999) e KRAJEWSKI (2009). Tendo como basilares características os principais aspectos de uma produção, como suas etapas, divisões e restrições de uma cadeia produtiva.

 

Palavras-chaves: Produção. Processos. Gargalos. Estratégia.

Biografia do Autor

Leandro Aparecido da Silva, Faculdade Católica Santa Teresinha

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Católica Santa Teresinha. Mestre em Administração com ênfase em Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Potiguar (2015), Conceito CAPES 4. Especialista em Gestão Estratégica na modalidade MBA pela Universidade de São Paulo FEA-USP (2015). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Potiguar (2005). Pesquisas e publicações nas áreas de Gestão Estratégica e Competitividade nas MPE’s, Logística Empresarial e Cadeia de Suprimentos, Marketing, Modelos de Gestão e Processos de Negócios, Gestão Financeira e Inovações em Gestão Pública. Gestor da empresa LT Máquinas.

Downloads

Publicado

2022-03-01