ANÁLISE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA MPE DO SETOR DE VESTUÁRIO: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA GALPÃO BOUTIQUE DE CAICÓ-RN

Autores

  • Leandro Aparecido da Silva Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Aniele Fernandes dos Santos Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Tiago Douglas Cavalcante Carneiro Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Pablo Phorlan Pereira de Araújo Faculdade Católica Santa Teresinha

Resumo

No cenário mercadológico atual, muitas empresas fecham as portas por falta de recursos para realizar suas atividades, nessa perspectiva a estratégia empresarial passou a ser adotada pelas empresas tornando-se um elemento chave na luta pela sua sobrevivência. Esse estudo apresenta a seguinte problemática: “Como a Estratégia Empresarial pode contribuir para o crescimento da organização?”. Com a finalidade de oferecer mais conhecimento sobre as diferentes formas de estratégias que podem ser utilizadas por diversas empresas e em diversos seguimentos, para atingir seus objetivos e alcançar o sucesso. O objetivo geral é analisar o planejamento estratégico da empresa Galpão Boutique de Caicó-RN, buscando refletir sobre a eficiência deste para o crescimento da instituição, apresenta como objetivos específicos, conhecer a missão, visão e valores da empresa; observar os métodos utilizados no planejamento das metas e objetivos; avaliar os esforços da organização para alcançar seus objetivos e verificar a importância do comprometimento individual para o sucesso da organização. A metodologia baseia-se em uma pesquisa bibliográfica e de campo, elaborada a partir de material já publicado de alguns teóricos como Chiavenato (2010), Oliveira (2004) e Robbins (2009) entre outros. Foi realizada uma entrevista com a gestora da empresa e uma pesquisa exploratória utilizando o método de observação informal. As observações durante o estudo e a entrevista realizada com a gestora permitiram fazer uma análise das estratégias utilizadas pela empresa verificando-se a importância destas para seu crescimento organizacional, permitiram também a identificação de algumas necessidades básicas importantes para maximização de seus resultados.

Biografia do Autor

Leandro Aparecido da Silva, Faculdade Católica Santa Teresinha

Professor em exercício na Instituição Faculdade Católica Santa Teresinha. Mestre em Administração com ênfase em Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Potiguar (2015), Conceito CAPES 4. Especialista em Gestão Estratégica na modalidade MBA pela Universidade de São Paulo FEA-USP (2015). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Potiguar (2005). Pesquisas e publicações nas áreas de Gestão Estratégica e Competitividade nas MPE?s, Logística Empresarial e Cadeia de Suprimentos, Marketing, Modelos de Gestão e Processos de Negócios. Gestor na empresa LT Máquinas.

Downloads

Publicado

2017-09-29