COMPREENDENDO OS ITENS DE MAIOR ROTATIVIDADE DE UMA MPE DO SETOR GASTRONÔMICO ATRAVÉS DA CURVA ABC: ESTUDO DE CASO NO RESTAURANTE PONTO CERTO EM CAICÓ/RN

Autores

  • Leandro Aparecido da Silva Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Giovanny Mateus Bezerra de Araújo Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Tiago Douglas Cavalcante Carneiro Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Pablo Phorlan Pereira de Araújo Faculdade Católica Santa Teresinha

Resumo

A rivalidade nas empresas vem crescendo a cada dia, com isso o controle de estoques passa a ser de vital importância. Os brasileiros vem optando pelo consumo de alimentos fora de suas residências, proporcionando o crescimento do setor gastronômico. Apoiado nesse contexto, a pesquisa apresenta a seguinte problemática: como o emprego da ferramenta curva ABC pode cooperar com o gerenciamento de estoques de uma empresa do setor gastronômico? Para a obtenção do objetivo geral, foi imprescindível a boa execução dos seguintes objetivos específicos: analisar os itens e níveis de estoque de uma empresa gastronômica, considerar os principais itens pertencentes ao seu gerenciamento de estoques, classificar os itens de maior importância do estoque através da curva ABC, identificar a imobilização de capital em estoques de maior e menor importância através das técnicas da curva ABC. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa, o levantamento dos dados utilizou o método de pesquisa documental. A pesquisa foi realizada no restaurante Ponto Certo, localizado em Caicó/RN. O intuito do estudo foi o de classificar a demanda de produtos dentro da ferramenta curva ABC, com o propósito de auferir aqueles itens que apresentam uma maior rentabilidade para a empresa. A análise dos resultados permitiu identificar quais os itens de maior importância dentro da demanda do restaurante, bem como suas variações dentro do cardápio. Também foram identificados os itens com importância intermediária e aqueles com a maior variedade dentro do cardápio, mas com participação mínima no faturamento da empresa.

Biografia do Autor

Leandro Aparecido da Silva, Faculdade Católica Santa Teresinha

Professor em exercício na Instituição Faculdade Católica Santa Teresinha. Mestre em Administração com ênfase em Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Potiguar (2015), Conceito CAPES 4. Especialista em Gestão Estratégica na modalidade MBA pela Universidade de São Paulo FEA-USP (2015). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Potiguar (2005). Pesquisas e publicações nas áreas de Gestão Estratégica e Competitividade nas MPE?s, Logística Empresarial e Cadeia de Suprimentos, Marketing, Modelos de Gestão e Processos de Negócios. Gestor na empresa LT Máquinas.

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Publicado

2018-03-30