CUSTO E LUCRATIVIDADE: UM LEVANTAMENTO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO DOS PRINCIPAIS PRODUTOS DE UMA MARCENARIA DA CIDADE DE SÃO BENTO/PB

Autores

  • Leandro Aparecido da Silva Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Diego Ribeiro Marques Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Salmo Batista Araújo Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Tiago Douglas Cavalcante Carneiro Faculdade Católica Santa Teresinha

Resumo

Este trabalho foi elaborado com o objetivo de elaborar um sistema de custeio em uma marcenaria, apontando os custos por dois métodos, e demonstrando o percentual de lucratividade em ambos os métodos. Como a empresa é informal e os proprietários não fazem o controle de custos de forma correta, surgiu a necessidade de melhorar esse custeio. Assim foi possível pôr em prática o que foi visto na faculdade e ajudar essa empresa a continuar no mercado, pois através do controle de custeio é possível aumentar e lucros e diminuir os custos. O trabalho traz como sua problemática apontar se a empresa está tendo lucro para se manter no mercado e se poderá aumentar a lucratividade. Diante disso, tem como objetivo geral realizar estudos de custeio, seja ele por absorção ou departamentalização apontando a lucratividade de uma marcenaria sendo os específicos realizar o rateio dos custos seguindo o método de absorção, realizar o rateio dos custos seguindo o método de departamentalização e apontar o percentual de lucratividade da marcenaria. Trará em sua elaboração uma abordagem quantitativa e uma análise documental e baseia-se em obras de BRUNI, Adriano Leal, FAMÁ, Rubens e MARTINS, Eliseu.  Assim, o estudo é de fundamental importância, pois traz informações necessárias para a continuidade. Além de servir como base para outros estudos que poderão vir a ser feitos em outras instituições.

Biografia do Autor

Leandro Aparecido da Silva, Faculdade Católica Santa Teresinha

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Católica Santa Teresinha. Mestre em Administração com ênfase em Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Potiguar (2015), Conceito CAPES 4. Especialista em Gestão Estratégica na modalidade MBA pela Universidade de São Paulo FEA-USP (2015). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Potiguar (2005). Pesquisas e publicações nas áreas de Gestão Estratégica e Competitividade nas MPE’s, Logística Empresarial e Cadeia de Suprimentos, Marketing, Modelos de Gestão e Processos de Negócios, Gestão Financeira e Inovações em Gestão Pública. Gestor da empresa LT Máquinas.

Downloads

Publicado

2019-01-14