BUSINESS MODEL CANVAS E ECOCANVAS
UMA ANÁLISE COMPARATIVA
Resumo
Com base na análise de fontes atuais relevantes sobre o modelo de negócio Canvas e Ecocanvas, este estudo responde e apresenta, a idealização da metodologia de ambos os modelos de negócio. Concretizou-se o objetivo geral em realizar uma discussão entre Modelo Ecocanvas e Business Model Canvas. Já os objetivos específicos são: apresentar o modelo de negócio Canvas; apresentar o modelo de negócio Ecocanvas; identificar os pontos que os modelos se convergem e se divergem e; mapear a produção científica sobre o Modelo Ecocanvas. Tendo como base uma metodologia qualitativa, realizou-se a análise de seis estudos de caso, que implementam o âmbito desta discussão sobre os modelos de negócio Canvas, Ecocanvas, e economia linear e a economia circular. Através da ferramenta Ecocanvas, foi possível identificar a problemática e lacunas da economia linear, e os principais desafios que as empresas enfrentam, ao não se firmarem com questões ambientais, sociais ou políticas. Diante disso, foram identificadas as possíveis melhorias de desempenho para o alcance de uma economia circular e a importância de consolidar essa modelação em novos negócios.Downloads
Publicado
2024-05-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).