BUSINESS MODEL CANVAS E ECOCANVAS

UMA ANÁLISE COMPARATIVA

Autores

  • Izabela Maria Alves Cardoso Business School Unoeste
  • Guilherme Valentim Semensati Business School Unoeste
  • Gustavo Yuho Endo Business School Unoeste
  • Érika Mayumi Kato-Cruz Business School Unoeste

Resumo

Com base na análise de fontes atuais relevantes sobre o modelo de negócio Canvas e Ecocanvas, este estudo responde e apresenta, a idealização da metodologia de ambos os modelos de negócio. Concretizou-se o objetivo geral em realizar uma discussão entre Modelo Ecocanvas e Business Model Canvas. Já os objetivos específicos são: apresentar o modelo de negócio Canvas; apresentar o modelo de negócio Ecocanvas; identificar os pontos que os modelos se convergem e se divergem e; mapear a produção científica sobre o Modelo Ecocanvas. Tendo como base uma metodologia qualitativa, realizou-se a análise de seis estudos de caso, que implementam o âmbito desta discussão sobre os modelos de negócio Canvas, Ecocanvas, e economia linear e a economia circular. Através da ferramenta Ecocanvas, foi possível identificar a problemática e lacunas da economia linear, e os principais desafios que as empresas enfrentam, ao não se firmarem com questões ambientais, sociais ou políticas. Diante disso, foram identificadas as possíveis melhorias de desempenho para o alcance de uma economia circular e a importância de consolidar essa modelação em novos negócios.

Downloads

Publicado

2024-05-17