BACKGROUND EMPREENDEDOR NO RAMO DE BARBEARIAS: UM ESTUDO NO SUL DO BRASIL

Autores

Resumo

O que antes era uma visita mensal para fazer o mesmo procedimento de sempre, ir ao barbeiro tornou-se uma experiência cercada por ambiente permeado de entretenimento, como jogos e bares. Surge o interesse de entender quem são essas pessoas que decidiram atuar nesse mercado, e o que compõem suas histórias de vida. Para isso, tem-se por objetivo geral o estudo das características de background que constituem os empreendedores no ramo de barbearia, e a classificação desses backgrounds quanto a empreender por necessidade ou oportunidade. A fim de operacionalizar este objetivo, foi feita uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, onde treze empreendedores foram entrevistados com roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram analisados sob a lente teórica de Pereira Junior (2020). Foi possível constatar que o background dos empreendedores no ramo de barbearias é constituído por estrutura familiar, lugar de nascimento/criação, aspectos sociodemográficos, aspectos de fé e/ou religião, e atividade profissional. Ressalta-se que nenhum dos entrevistados possui todos os aspectos de forma simultânea em seu background. O único aspecto que não pode ser confirmado no segmento de barbearias é a Educação Formal. Nos dias atuais já existem movimentos de incluir o empreendedorismo no sistema de educação formal, embora ainda sejam insipientes. Como contribuições, cientificamente, este trabalho avança a discussão sobre o que vem a compor o background, permitindo conhecer melhor o empreendedor do setor de barbearias. Já gerencialmente, entender as características do background pode auxiliar em futuros processos seletivos de empresas desse setor em incubadoras, ou mesmo funcionários para essas empresas.

Biografia do Autor

Thainara Lemos Diogo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharela em Administração - Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Livia Castro D'Avila, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Administração pela Universidade do Vale doRio dosSinos (2013), Mestre em Administração pelaUniversidade doVale do Rio dos Sinos (2009) e Graduadaem Administração pelaUniversidade Federal do Rio Grande(2003). Atualmente éprofessora adjunta da UniversidadeFederal do Rio Grande. Temexperiência na área deAdministração, com ênfase emmarketing, estratégia,operações de serviços eempreendedorismo.

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Atualmente, Doutorando em Administração pela UFSC (em período sanduíche na Argentina: Universidad Nacional de Mar Del Plata). Enquanto formação acadêmica é Mestre em Administração; MBA em Gestão estratégica de Negócios; Aperfeiçoado em Tecnologias na Educação; e em Como ensinar a distância, Bacharel em Administração e Licenciado em História. Enquanto experiência profissional, trabalhou na Secretaria de Inovação do Rio Grande do Sul, UCPEL, IFSul, Receita Federal e Uniasselvi. Atualmente é Professor temporário na FURG. Sobre experiência em pesquisa, atua nas áreas de: administração, educação a distância, empreendedorismo, inovação, gestão estratégica e processos gerenciais.

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e leciona nos cursos de Graduação e Especialização (Lato Sensu) em Ciências Contábeis e nos Programas de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT-FURG - mestrado acadêmico) e Administração (PPGA-FURG - mestrado acadêmico). Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

Samuel Vinicius Bonato, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio
Grandedo Sul (2016), possui graduação em Administração de Empresas
pelaUniversidade Federal do Rio Grande (2004) e MBA em Gerenciamento
deProjetos pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Experiência de 15 anos
emimplantação de Sistemas de Gestão, atualmente é Professor Adjunto
na FURG, atuando no Ensino e Pesquisa com foco em Inovação em
Logıśtica,Gestão de Projetos e Gestão Ambiental.

Downloads

Publicado

2023-01-15