CAPACIDADES DE INOVAÇÃO: QUAIS SÃO OS MODELOS QUE VEM SENDO DESENVOLVIDOS NOS ÚLTIMOS ANOS?

Autores

Resumo

Desempenho, abrangendo a inovação de processos e de produtos é um fator já consolidado na literatura para ser utilizado como fator resultante da capacidade de inovação. Todavia, os estudos vêm tendo por cerne as capacidades de inovação, sem aprofundar de forma específica a temática dos modelos de capacidade de inovação que vem sendo utilizados pelas organizações. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar, mapear e revisar as publicações científicas em nível mundial sobre os modelos de capacidade de inovação. Para isto, foi realizado um estudo bibliométrico e sistemático com análise de conteúdo dos artigos localizados nas bases de dados Science Direct, Scopus e Web of Science. A análise de conteúdo fornece uma visão aprofundada sobre cada um dos artigos. Trabalhou-se com um portfólio de 50 artigos, metodologicamente selecionados. Nestes, destaca-se o crescimento no interesse por esse tema de pesquisa como se percebe pela quantidade de artigos publicados por ano. Havendo uma predominância nas publicações por parte da Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. As universidades que mais se destacam são Gebze Institute of technology (Turquia), Ruakura Research Centre (Nova Zelândia) e University of Alabama (Estados Unidos). Predominância dos autores mais produtivos: turcos, a saber: Salih Zeki Imamoglu, Huseyin Ince e Halit Keskin. E tendo por pediódico mais produtivo o Procedia - Social and Behavioral Sciences. Os artigos encontrados puderam ser mapeados e categorizados em quatro eixos de capacidades de inovação, a saber: tecnológica, operacional, gerencial e transacional. Os achados da presente pesquisa podem contribuir cientificamente ao indicar um panorama geral do que vem sendo publicado mundialmente acerca da temática de modelos de capacidade de inovação dentro de quatro eixos de análise, bem como podem contribuir gerencialmente por permitir um conhecimento de cada um dos modelos e de que forma estes vem sendo desenvolvidos.

Biografia do Autor

Livia Castro D'Avila, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dosSinos (2013), Mestre em Administração pela Universidade doVale do Rio dos Sinos (2009) e Graduada em Administração pelaUniversidade Federal do Rio Grande (2003). Atualmente éprofessora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande. Temexperiência na área de Administração, com ênfase emmarketing, estratégia, operações de serviços eempreendedorismo.

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui formação em Mestrado Acadêmico em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2020). MBA em Gestão estratégica de Negócios, pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019); Aperfeiçoamento no curso Tecnologias na Educação, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG (2019); Aperfeiçoamento no curso Como ensinar a distância, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2020) e Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2017). Enquanto experiência profissional, trabalhou em: Universidade Federal do Rio Grande - FURG; Universidade Católica de Pelotas - UCPel; Instituto Federal Sul-Riograndense; e Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Atualmente é Gestor de Inovação e Tecnologia na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Sobre experiência em pesquisa, atua nas áreas de: administração, educação a distância, empreendedorismo, inovação, gestão estratégica, processos gerenciais e administração da produção.

Rubens de Araujo Amaro, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professor e pesquisador do Departamento de Administração daUniversidade Federal do Espírito Santo - UFES. Doutor emAdministração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestreem Administração pela Universidade Federal do EspíritoSanto. Bolsista de Extensão do CnPQ do Programa ALI - AgentesLocais de Inovação. Parecerista de diversos periódicos nacionais.Desenvolve e orienta pesquisas nos seguintes temas:aprendizagem em organizações, desenvolvimento decompetências, ensino e pesquisa em Administração, estudosbaseados em práticas e métodos qualitativos.

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade deSão Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduadaem Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta doInstituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis daUniversidade Federal do Rio Grande (FURG) e leciona nos cursosde Graduação e Especialização (Lato Sensu) em CiênciasContábeis e nos Programas de Pós Graduação em Contabilidade(PPGCONT- FURG - mestrado acadêmico) e Administração (PPGA- FURG - mestrado acadêmico). Atua, principalmente, nas linhasde pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa emAdministração e Contabilidade.

Artur Roberto de Oliveira Gibbon, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1997) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2002). Atualmente é Diretor do OCEANTEC - Parque Científico e Tecnológico da Furg e professor adjunto nível I da Furg. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Custos, atuando principalmente nos seguintes temas: custeio abc, gestão de custos, custos, gestão do conhecimento e contabilidade de custos.

Downloads

Publicado

2022-03-01