O REPENSAR, REUTILIZAR, RECICLAR, REDUZIR E RECUSAR- UMA ESTRATÉGIA PARA REEDUCAR A MUDANÇA DE HÁBITOS

Autores

Resumo

: Este artigo teve como questão problematizadora “Quais as consequências do descarte incorreto de óleo de cozinha?”. O estudo tem por objetivo repensar o consumo demasiado de óleo de cozinha propiciando a mudança de hábitos e o seu descarte incorreto, a partir dos preceitos da Educação Ambiental. O projeto teve suas ações desencadeadas a partir dos problemas decorrentes do descarte de óleo de cozinha no meio ambiente. O projeto foi realizado em uma escola estadual de educação básica no município de Maquiné/RS. Foram desenvolvidas diversas ações que envolveram a sustentabilidade, o pertencimento, a educação ambiental crítica, a cidadania e o programa dos 5 R’s.  Elas permitiram problematizar hábitos de consumo e descarte, pesquisar sobre a produção de soja e os impactos no meio ambiente, e por fim a reutilização do óleo de cozinha por meio de uma oficina de produção de sabão. O projeto pôde ampliar a visão de muitos estudantes, possibilitaram o repensar sobre seus hábitos e de sua família em relação ao descarte e o consumo de óleo de soja, resultando em uma busca por reduzir ou até por recusar seu consumo.

Biografia do Autor

Rafaela Jaeger Guasselli, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade Cenecista de Osório (FACOS); Professora de ciências no ensino Fundamental, Especialista em Educação Ambiental Latu Sensu da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Tanise Paula Novello, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande
(2001) mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e
doutorado em Educação Ambiental pela mesma Instituição (2011). Também é professora da
FURG vinculada ao Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) e membro da Secretaria
de Educação a Distância (SEaD) atuando junto a formação de professores e tutores.É
professora junto ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Atuando
principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação a distância e
educação matemática.

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Atualmente, Doutorando em Administração pela UFSC (em período sanduíche na Argentina: Universidad Nacional de Mar Del Plata). Enquanto formação acadêmica é Mestre em Administração; MBA em Gestão estratégica de Negócios; Aperfeiçoado em Tecnologias na Educação; e em Como ensinar a distância, Bacharel em Administração e Licenciado em História. Enquanto experiência profissional, trabalhou na Secretaria de Inovação do Rio Grande do Sul, UCPEL, IFSul, Receita Federal e Uniasselvi. Atualmente é Professor temporário na FURG. Sobre experiência em pesquisa, atua nas áreas de: administração, educação a distância, empreendedorismo, inovação, gestão estratégica e processos gerenciais.

Downloads

Publicado

2024-01-18