REAPROVEITAMENTO DA CASCA DE ARROZ: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA MUNDIAL ENTRE 1984 - 2020

Autores

Resumo

Considerando-se a grande quantidade de resíduos gerados na produção do arroz, as amplas possibilidades de utilização destes em reciclagem através da integração entre as empresas e a pesquisa científica, e a não existência de revisões sistemáticas e bibliométricas sobre o reaproveitamento do arroz, o presente artigo objetiva apresentar uma analise bibliométrica da literatura mundial sobre o assunto nas bases de dados Science Direct, Scopus e Web of Science. Para tanto, procede-se uma pesquisa diagnóstico, exploratória, quantitativa e bibliográfica sob a lente bibliométrica de Tello-Gamarra et al. (2018). Dentre os principais resultados, observa-se o início das pesquisas começando na década de 1980 e atingindo seu auge na década de 2010. A maior parte dos principais países a publicarem sobre o tema estão no continente asiático, assim como as instituições mais produtivas são chinesas, a saber: Chinese Academy of Sciences e Ministry of Education China. Além disso, os autores mais produtivos também são asiáticos: Sahrin Ahmed (malásio), Hiroshi IIzuka (japonês) e Pil Joo Kim (sul-coreano). O journal mais produtivo é o Biouresource Technology, a maior parte dos estudos está publicada em língua inglesa e são artigos teórico-empiricos publicados em journals. Diante disso pode-se atrelar ao fato de que a maior parte da produção de arroz está sendo performada na Ásia, bem como novas propostas da utilização dos resíduos do arroz têm propiciado a prospecção de ideias inovadoras que tem gerado desenvolvimento ao continente.

Biografia do Autor

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui formação em Mestrado Acadêmico em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2020). MBA em Gestão estratégica de Negócios, pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019); Aperfeiçoamento no curso Tecnologias na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG (2019); e Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2017). Atualmente é discente em Formação Pedagógica em História, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Enquanto experiência profissional, foi tutor nos cursos de Bacharelados e Tecnologias em Gestão na modalidade Educação a Distância da Universidade Católica de Pelotas - UCPel (2019), gestor no Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, Polo de Pelotas/Fragata, e bolsista na Equipe multidisciplinar, Coordenação Administrativa e Financeira dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) da Rede E-tec, do Instituto Federal Sul-Riograndense. Atualmente é Gestor de Inovação e Tecnologia do INOVA RS pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Sobre experiência em pesquisa, atua nas áreas de: administração, empreendedorismo, inovação, gestão estratégica, processos gerenciais, educação a distância e administração da produção.

Samuel Vinicius Bonato, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grandedo Sul (2016), possui graduação em Administração de Empresas pelaUniversidade Federal do Rio Grande (2004) e MBA em Gerenciamento deProjetos pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Experiência de 15 anos emimplantação de Sistemas de Gestão, atualmente é Professor Adjunto na FURG, atuando no Ensino e Pesquisa com foco em Inovação em Logıśtica,Gestão de Projetos e Gestão Ambiental.

Simone Ramires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002),Mestre em Geotecnia pela pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010).Atuou como Docente da Universidade Federal de Mato Grosso no período de 2011 a 2014 e como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental - PPGEEA da Universidade Federal do Mato Grosso.Atualmente, trabalha na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS no curso de Engenharia Mecânica como Docente. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Ensino de Engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas:supressão vegetal, resíduos sólidos, ensino de engenharia, TICs, geotecnia, solo-cimento, inovação e empreendedorismo. 

Livia Castro D'Avila, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Administração pela Universidade do Vale doRio dosSinos (2013), Mestre em Administração pelaUniversidade doVale do Rio dos Sinos (2009) e Graduadaem Administração pelaUniversidade Federal do Rio Grande(2003). Atualmente éprofessora adjunta da UniversidadeFederal do Rio Grande. Temexperiência na área deAdministração, com ênfase emmarketing, estratégia,operações de serviços eempreendedorismo.

Downloads

Publicado

2021-07-04