HARD E SOFT SKILLS NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0

Autores

  • Marcela Avelina Bataghin Costa IFSP - São Carlos
  • Mariana Olivetti IFSP - São Carlos
  • Victoria Bernardes Barbosa de Sousa IFSP - São Carlos
  • Antonio Cano IFSP São Carlos
  • Fernando Antonio Bataghin F1rST - Inovação e Tecnologia
  • Carla Renata Rufo IFSP - São Carlos

Resumo

Hard skills e soft skills são as competências que cada indivíduo possui e são necessárias ao mercado de trabalho, sendo evidentes na Indústria 4.0, conceito que tem revolucionado mundialmente a forma como empresas concebem sua rotina de trabalho. Frente a tais mudanças, – que englobam não apenas a inclusão de novas tecnologias no dia a dia da produção, incentivando a interação entre seres humanos e máquinas, mas também a extrema automatização de tarefas simples, repetitivas, administrativas e organizacionais –trabalhadores mais afeitos ao trabalho tradicional e mecânico verão seus postos serem gradativamente substituídos por máquinas e programas de computador, capazes de executar tais tarefas em uma velocidade e qualidade imbatíveis. Enquanto isso, as posições nas quais o pensamento crítico, criatividade, capacidade de gestão e resolução de problemas são mais necessárias, tendem a se manter no mercado de trabalho. Mas, para ocupá-las, cabe às pessoas o aprimoramento de competências técnicas — hard skills — e competências comportamentais ou transversais — soft skills. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi identificar e caracterizar as hard e as soft skills no contexto da Indústria 4.0.  Para alcançar tal objetivo, realizou-se uma revisão bibliográfica, seguindo um percurso definido.  Trata-se de uma pesquisa aplicada quanto a sua finalidade e, quanto aos objetivos, é descritiva. A natureza dos dados empregados é predominantemente qualitativa. Os dados empregados têm origem secundária e foram selecionados por procedimentos metodológicos envolvendo revisão bibliográfica. Esses dados foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo, que permitiu elencar 11 hard skills e 26 soft skills dentre as principais competências necessárias para o ambiente 4.0. Esses dados foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo, que permitiu elencar 11 hard skills (por exemplo conhecer o necessário de informática - envolvendo hardware e software - para a realização de sua rotina operacional e interação homem-máquina) e 26 soft skills (por exemplo comunicação, liderança e criatividade) dentre as principais competências necessárias para o ambiente 4.0.

 

Biografia do Autor

Marcela Avelina Bataghin Costa, IFSP - São Carlos

Mestre e Doutora Engenharia de Produção - UFSCar

Graduada em Administração

Especialista em Finanças

Especialista em RH

Mariana Olivetti, IFSP - São Carlos

Graduada em Processos Gerenciais - IFSP

Graduada em Ciências Bioloógicas - UFSCar

Victoria Bernardes Barbosa de Sousa, IFSP - São Carlos

Graduada em Processos Gerenciais

Antonio Cano, IFSP São Carlos

Doutor em Engenharia de Produção

Fernando Antonio Bataghin, F1rST - Inovação e Tecnologia

Doutor em Ciências

Graduando em Gestão

Scrum Master

Carla Renata Rufo, IFSP - São Carlos

Doutora em Engenharia de Produção

Downloads

Publicado

2024-05-17