INCLUSÃO DE NOVOS SEGMENTOS DE MERCADO: CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO

Autores

  • Ana Paula dos Santos
  • Silvia Felisberto Tavares
  • Marcela Avelina Bataghin Costa IFSP - São Carlos

Resumo

O mercado consumidor compõe-se por diferentes clientes com necessidades e exigências distintas. O processo de dividir um mercado em grupos distintos de compradores é chamado de segmentação de mercado. Algumas empresas orientam-se em um determinado segmento de mercado buscando a liderança de tal segmento se especializando cada vez mais no seu público-alvo. No entanto, outras decidem inserir novos segmentos a uma marca já consolidada. Este trabalho objetivou identificar os fatores considerados para a inserção de novos produtos a segmentos de mercado, por uma empresa de grande porte já consolidada, observando os fatores considerados na tomada de decisão e mudanças organizacionais necessárias que tal processo ocorra. O método de pesquisa adotado para consecução destes objetivos foi à revisão bibliográfica seguida de um estudo de caso. A revisão bibliográfica embasou a elaboração do questionário semiestruturado aplicado durante a pesquisa de campo (estudo de caso). A aplicação do questionário ao proprietário da empresa foi realizada através de entrevista feita pessoalmente pelas pesquisadoras. A revisão bibliográfica demonstrou que para vários autores a inserção de novos segmentos é uma estratégia que visa a obtenção de uma vantagem competitiva, porém o processo deve ser feito de forma cautelosa, levando em conta diversos fatores, incluindo uma análise criteriosa sobre a possibilidade de produtos para novos segmentos prejudiquem o produto atual. Na pesquisa de campo, a empresa estudada relata como obteve sucesso com a inserção de novos segmentos ao longo de sua história, possuindo hoje trinta e quatro linhas de produtos que atendem a diferentes tipos de consumidores.

Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos

Tecnológa em Processos Gerenciais pelo IFSP- São Carlos

Silvia Felisberto Tavares

Tecnológa em Processos Gerenciais pelo IFSP- São Carlos

Marcela Avelina Bataghin Costa, IFSP - São Carlos

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Especialista MBA Gestão Estratégica em Finanças Pela Universidade Federal de São João del Rei (2007). Bacharel em Administração pelo Centro Mineiro de Ensino Superior (2006). Atuou como professora Adjunta do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul até junho de 2015. Atualmente é Professora dos curso Superior de Tecnologia em Processos gerenciais e Curso Técnico em Qualidade do IFSP -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus de São Carlos.

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Publicado

2018-01-05