ECOEFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO SETOR SUCROALCOOLEIRO

Autores

  • Marcela Avelina Bataghin Costa IFSP- São Carlos
  • Fernando Antonio Bataghin UFMS
  • Adriano Augusto Barros Franci UFScar
  • Tatiane Fernandes Zambrano Brassolatti

Resumo

A atividade sucroalcooleira no Brasil possui grande capacidade de co-geração energética, térmica e elétrica, potencialmente presente na biomassa residual. No entanto observa-se que não existe a preocupação devida com o investimento em tecnologias voltadas a busca da eficiência operacional nas unidades produtivas. Este trabalho apresenta uma proposta de estudo e implementação de uma ação que busca a redução do consumo de energia elétrica no sistema de bombeamento e adução da água bruta destinada a atender as diversas etapas do processo produtivo da usina sucroalcooleira, proporcionando maior excedente dessa energia e a sua disponibilidade para ser comercializada junto ao mercado consumidor, tendo como conseqüência secundária, a minimização no desgaste dos equipamentos devido à otimização de seu tempo de operação. Aplicando-se noções básicas de engenharia hidráulica e elétrica, concomitantemente ao uso de novas tecnologias disponíveis atualmente no mercado, torna-se possível, com investimentos reduzidos e curtos períodos de retorno do capital comprometido, obter ótimos resultados financeiros e operacionais. Outro fator importante é a criação de um paradigma para a disseminação da cultura de utilização mais eficiente dos recursos disponíveis e subutilizados na planta industrial.

Biografia do Autor

Marcela Avelina Bataghin Costa, IFSP- São Carlos

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Especialista MBA Gestão Estratégica em Finanças Pela Universidade Federal de São João del Rei (2007). Bacharel em Administração pelo Centro Mineiro de Ensino Superior (2006). Atuou como professora Adjunta do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul até junho de 2015. Atualmente é Professora dos curso Superior de Tecnologia em Processos gerenciais e Curso Técnico em Qualidade do IFSP -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus de São Carlos. Editora da Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão, IFPR. Participa dos grupos de pesquisa NEPGEST (IFSP) e GEPEQ (UFSCar). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, principalmente nos temas de: Gestão da Qualidade; Engenharia de Produto; Gestão do Processo de Desenvolvimento de Produtos; Administração da Produção, Marketing, Gerenciamento de Resíduos.

Fernando Antonio Bataghin, UFMS

É Pesquisador de Desenvolvimento Científico Regional pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Doutor em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de São Carlos, mestre em Ecologia e Recursos Naturais pelo PPGERN/UFSCar e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Erechim-RS). Tem experiência na área de Ciências Biológicas, com ênfase em Desenvolvimento Regional, Gestão Ambiental e Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Regional, Resíduos de Serviços de Saúde, Gestão Ambiental, Planejamento Ambiental, Saúde Pública e Desenvolvimento Sustentável. Ecologia de Comunidades Vegetais e Dinâmica de Fragmentos Florestais especialmente ligados a fragmentação e ação antrópica.

Adriano Augusto Barros Franci, UFScar

Tecnologo em Produção Sucroalcooleira pela UFSCar

Tatiane Fernandes Zambrano Brassolatti

Professora do Instituto Federal de São Paulo. Possui graduação (2001), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Engenharia de Produção na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Engenheira de Segurança do Trabalho (2011) pela faculdade Pitágoras. Trabalhou como professora substituta na UFSCar e como responsável pelos sistemas de gestão da qualidade e da segurança do trabalho em várias empresas.

Downloads

Publicado

2017-09-29