REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: CONFECÇÃO DE MÓVEIS E OBJETOS DECORATIVOS COM PNEUS

Autores

Resumo

Os pneus usados e inservíveis constituem-se como um dos grandes agentes poluidores urbanos, com alto potencial de danos ao meio ambiente caso venham a ser descartados de forma irregular além da dificuldade de armazenamento, transporte, compactação e reciclagem de seus compostos. A queima desse material resulta em dois subprodutos altamente tóxicos, as cinzas e o óleo pirolítico, que poluem o espaço e afetam a qualidade de vida das populações próximas com a poluição do ar e a infiltração dessas substâncias no solo. Diante disso, a pesquisa buscou compreender o processo de reaproveitamento de pneus na confecção de peças decorativas e móveis, com o intuito de identificar os insumos empregados na confecção das peças; mapear os benefícios da adoção dessa prática para o meio ambiente e entender a importância socioeconômica desse tipo de ação. A presente pesquisa se justifica pela relevância ambiental, social e socioeconômica da realização de uma ação com a capacidade de gerar trabalho, renda e reduzir a poluição causada pelo descarte inadequado. Para tanto, adotou-se uma investigação conforme o método dedutivo. Quanto aos objetivos, constituiu-se em uma pesquisa exploratória e descritiva. Foram empregadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e a observação “in loco”, para visualização dos fatos empíricos. A coleta de dados seguiu conforme uma entrevista não estruturada para coleta de informações inerentes a problemática em análise. A pesquisa se desenvolveu conforme a abordagem qualitativa para análise dos dados. Pôde-se assim, verificar a consonância da realização do trabalho do artesão com práticas de preservação ambiental, geração de trabalho e renda. Assim, apresenta-se o reuso de pneus para confecção de móveis e peças decorativas como alternativa a reciclagem e ao descarte irregular.

Biografia do Autor

Kaio Luís de Azevêdo Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Administrador (FCST), Especialista em Gestão Empresarial (FCST) com MBA em Consultoria Empresarial (UNI-RN), Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (UERN), e Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFRN). Instrutor, educador e consultor empresarial.

Luziana Maria Nunes de Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), mestrado em controladoria pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado pelo PRODEMA UFRN. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CERES Campus Caicó/RN no curso de Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Contabilidade, Gestão Pública e Gestão Ambiental. 

Priscilla Pimentel Diogenes Gois de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Potiguar (2005). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis Atualmente cursando Ciências Contábeis na UFRN - CERES - Caicó/RN Interesse nas áreas de pesquisa em Educação em Contabilidade, Contabilidade Ambiental, Gerencial e Financeira

Downloads

Publicado

2022-09-01