ANÁLISE TEMPORAL DAS PERSPECTIVAS DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUANTO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

Resumo

Nas Instituições de Ensino Superior (IES), a pesquisa encontra terreno propício para o seu desenvolvimento, dando apoio e sendo incentivada pelo ensino e pela extensão. Dessa forma, este trabalho apresenta como objetivo investigar a produção científica dos acadêmicos em Ciências Contábeis no Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e como determinados elementos a influenciam, com ênfase para o seu interesse pessoal e para o papel de seus professores. A pesquisa classificou-se como descritiva e pesquisa bibliográfica de abordagem quantitativa. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se um questionário com questões fechadas, onde os dois últimos questionamentos construídos utilizando-se da escala de Likert numerada 1 a 5, que foi aplicado a uma amostra estratificada não proporcional da população de graduandos da referida instituição de acordo com os graduandos do segundo período do ano de 2012 e do primeiro semestre do ano de 2019. A amostra constituiu-se de 25 alunos, o que corresponde aproximadamente a 10,5% da população de 2012 e 11,2% da de 2019. A pesquisa identificou um nível de produção científica dos alunos estudados ainda insatisfatório. Do mesmo modo, verificou-se uma deficiência no seu interesse particular pela pesquisa. Demonstrou, também, que, na perspectiva desses discentes, que seus professores não exercem o papel como incentivadores à pesquisa científica do alunado. Observou-se ainda que, quanto aos elementos observados, considerando o contexto da pesquisa na graduação em Ciências Contábeis, os fatores estimuladores em potencial não provocam a maioria dos alunos ao desenvolvimento de pesquisas num nível satisfatório; já com relação aos fatores desestimuladores em potencial, esses agem como inibidores da produtividade científica na maioria dos discentes, em diferentes graus.

Biografia do Autor

Yuri Dantas dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

É doutor em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde 2019. É mestre em Administração Pública pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desde 2016. É especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) desde 2014. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 2013. É professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desde 2018. Tem interesse de pesquisa preponderantemente nas áreas de: Federalismo Fiscal e Eficiência do Gasto Público (com foco na educação); Contas Públicas e variáveis socioeconômicas.

Kaio Luís de Azevêdo Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Administrador (FCST), Especialista em Gestão Empresarial (FCST) com MBA em Consultoria Empresarial (UNI-RN), Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (UERN), e Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFRN). Instrutor, educador e consultor empresarial.

Luziana Maria Nunes de Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), mestrado em controladoria pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado pelo PRODEMA UFRN. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CERES Campus Caicó/RN no curso de Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Contabilidade, Gestão Pública e Gestão Ambiental.

Priscilla Pimentel Diogenes Gois de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Potiguar (2005). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis Atualmente cursando o último período de Ciências Contábeis na UFRN - CERES - Caicó/RN Interesse nas áreas de pesquisa em Educação em Contabilidade, Contabilidade Ambiental, Gerencial e Financeira

Downloads

Publicado

2023-01-15