ANÁLISE TEMPORAL DAS PERSPECTIVAS DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUANTO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
Nas Instituições de Ensino Superior (IES), a pesquisa encontra terreno propício para o seu desenvolvimento, dando apoio e sendo incentivada pelo ensino e pela extensão. Dessa forma, este trabalho apresenta como objetivo investigar a produção científica dos acadêmicos em Ciências Contábeis no Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e como determinados elementos a influenciam, com ênfase para o seu interesse pessoal e para o papel de seus professores. A pesquisa classificou-se como descritiva e pesquisa bibliográfica de abordagem quantitativa. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se um questionário com questões fechadas, onde os dois últimos questionamentos construídos utilizando-se da escala de Likert numerada 1 a 5, que foi aplicado a uma amostra estratificada não proporcional da população de graduandos da referida instituição de acordo com os graduandos do segundo período do ano de 2012 e do primeiro semestre do ano de 2019. A amostra constituiu-se de 25 alunos, o que corresponde aproximadamente a 10,5% da população de 2012 e 11,2% da de 2019. A pesquisa identificou um nível de produção científica dos alunos estudados ainda insatisfatório. Do mesmo modo, verificou-se uma deficiência no seu interesse particular pela pesquisa. Demonstrou, também, que, na perspectiva desses discentes, que seus professores não exercem o papel como incentivadores à pesquisa científica do alunado. Observou-se ainda que, quanto aos elementos observados, considerando o contexto da pesquisa na graduação em Ciências Contábeis, os fatores estimuladores em potencial não provocam a maioria dos alunos ao desenvolvimento de pesquisas num nível satisfatório; já com relação aos fatores desestimuladores em potencial, esses agem como inibidores da produtividade científica na maioria dos discentes, em diferentes graus.
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