PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A FELICIDADE NO TRABALHO: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NA PLATAFORMA SPELL, DE 2005 A 2020

Autores

  • Eduardo Dias Leite Instituto Federal de Brasília - IFB https://orcid.org/0000-0002-7383-8168
  • Érico Gabriel da Silva Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Flávia Furtado Rainha Silveira Instituto Federal de Brasília

Resumo

A Felicidade no trabalho é um tema recente, alvo de inúmeros debates que compõem as estratégias para as organizações otimizarem a qualidade de seus processos com base na valorização dos colaboradores. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o cenário nacional das produções científicas de artigos sobre Felicidade no trabalho na plataforma Spell entre 2005 e 2020, bem como, objetivos específicos: compreender os fatores que influenciam a construção da Felicidade no trabalho e analisar os benefícios que a mesma pode levar para a organização e para os colaboradores. Para a realização da pesquisa foi utilizada a metodologia bibliométrica e bibliográfica com abordagem quali-quantitativa. Como resultado de pesquisa tem-se que a partir do ano de 2015 as produções foram mais intensificadas, sendo as áreas de conhecimento que mais investigaram o tema: Administração, Sociologia e Psicologia. Os fatores que contribuem para a Felicidade no trabalho partem de pressupostos individuais do trabalhador e da organização como: programas de Gestão de Pessoas de motivação, incentivo e plano de carreira para os colaboradores, ambiente que proporcione sociabilização e recreação e atendimento psicossocial para amparar o trabalhador diante das pressões e rápidas mudanças no cenário mercadológico configurado pelo mundo VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade).

Biografia do Autor

Eduardo Dias Leite, Instituto Federal de Brasília - IFB

GradUado em Administração, UNEB (2002), MBA Gestão de Negócios e Varejo, FIPECAFI (2006), mestrado em Ciências da Educação (2012), doutorado em Ciencias Administrativas (2013) e doutorado em Ciências da Educação (2014), Universidad San Carlos - Assunção - PY, pós-doc em Psicologia, Universidad Kennedy, Buenos Aires AR (2015), cursando Desenvolvimento Local e Cooperação Internacional na Universitat Jaume I, Espanha.

Érico Gabriel da Silva, Instituto Federal de Brasília - IFB

Tecnólogo em Gestão Pública.

Flávia Furtado Rainha Silveira, Instituto Federal de Brasília

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2004) e Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (2009). Atualmente, é professora do Instituto Federal de Brasília- IFB, ministrando aulas de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional nos cursos técnicos e superiores. Ademais, orienta trabalhos de Conclusão de Cursos nas áreas de: Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Engajamento e processos psicossociais do trabalho. Atuou como coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública e Técnico em Serviços Públicos. Atualmente, é Assessora para Projetos Especiais e Educação da Distância do Campus Brasília/ IFB.

Downloads

Publicado

2022-03-01