A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DA PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Érico Gabriel da Silva Instituto Federal de Brasília - IFB

Resumo

As atividades produtivas interferem diretamente no estado emocional, físico e psicológico das pessoas. Considerando as novas demandas organizacionais que buscam a intensificação de produtividade e lucros diante da alta competitividade do mercado empresarial, nota-se a maior incidência de afastamentos de trabalhadores por casos relacionados a saúde mental. Diante disso, o objetivo do artigo é refletir sobre a necessidade e importância de promover a saúde mental nas organizações.

A pesquisa foi realizada a partir do procedimento metodológico da revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Foram consultados artigos, dissertações e monografias com delimitação temporal de 10 anos, publicados nos repositórios digitais: Google Scholar, Scielo, Bvs e Capes. Com a pesquisa foi possível compreender que a saúde mental interfere diretamente sobre o bem-estar e produtividade do colaborador, de forma que a importância e necessidade da promoção de estratégias de saúde mental nas organizações são para a redução de custos com o absenteísmo, afastamentos e erros na execução das tarefas, bem como, para a construção de um ambiente de trabalho saudável que contribua para a boa produtividade e composição de desenvolvimento estratégico.

Biografia do Autor

Érico Gabriel da Silva, Instituto Federal de Brasília - IFB

Natural e residente de Brasília - DF. Formado em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Brasília - IFB. Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional pela Escola Superior de Planejamento e Gestão - UniESPG. Acadêmico do segundo semestre de Psicologia na Universidade Católica de Brasília - UCB.

Downloads

Publicado

2023-05-16