ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE ESTOQUES EM UMA COMPANHIA DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Abstract
Conhecer, planejar e controlar o estoque é uma tarefa primordial à gestão das empresas, visto que essas podem comprar mais do que necessitam e consequentemente imobilizar um capital que poderia ser investido em outros setores. A pesquisa foi desenvolvida na empresa Eletrocenter – Material Elétrico e Construção Caicó Ltda, a partir da seguinte problemática: “Como resolver problemas de custos e gestão do estoque de uma empresa da construção civil, identificando influências negativas no seu funcionamento?”. Com o objetivo geral de diagnosticar como é realizado o planejamento de estoques de uma empresa do setor da construção civil, buscando aperfeiçoar sua gestão. Essa avaliação deu-se através de observação In loco, pesquisas bibliográficas dos autores de Ching (2010), Ballou (2007), Pozo (2016), contribuíram para uma melhor compreensão da pesquisa. Além de um questionário aplicado, o pesquisador também utilizou do método de observação informal com o intuito de descobrir situações implícitas as questões da pesquisa. Observou-se que a gestão de estoque apresenta pontos fracos, ocasiona incertezas nas vendas bem como no momento de planejar as compras.
Palavras-chave: Planejamento. Controle. Gestão de estoque. Estoque.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).