A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SIAT NO PROCESSO DE ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS: UMA ANÁLISE NO SETOR DE ARRECADAÇÃO DA COORDENADORIA DE TRIBUTAÇÃO MUNICIPAL DE CAICÓ/RN

Autores

  • Aérton Wesley Figueirêdo Galvão Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Leandro Aparecido da Silva Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Pablo Phorlan Pereira de Araújo Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Tiago Douglas Cavalcante Carneiro Faculdade Católica Santa Teresinha

Resumo

O uso desses sistemas se tornou indispensável nos dias atuais, pois são ferramentas que facilitam e agilizam a coleta de dados que processados se transformam em informações que ajudarão no processo decisório, tornando-se um grande facilitador dentro de qualquer empresa. Na Coordenadoria de Tributação Municipal da cidade de Caicó, onde foi realizado esse estudo, não ocorre diferente, esse órgão público conta com o sistema de informações SIAT, desenvolvido especialmente para uso em área pública, com o intuito de auxiliar na realização de tarefas rotineiras dentro de seus setores, entre eles o Setor de Arrecadação, responsável pelo recolhimento de tributos do município. Essa ferramenta oferece suporte ao processo arrecadatório municipal, armazena e disponibiliza informações sobre os contribuintes, agilizando os atendimentos e auxiliando na criação de processos administrativos, entre outras funções. Tudo isso torna o atendimento mais ágil e eficiente.  Contudo, para o embasamento desse estudo, foi necessária a realização de visitas in loco ao ambiente estudado, assim como pesquisas bibliográficas sobre os temas abordados e aplicação de um questionário, isso para que se tenha maior noção dos benefícios que esse sistema pode trazer para o processo de arrecadação de tributos.

Biografia do Autor

Leandro Aparecido da Silva, Faculdade Católica Santa Teresinha

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Católica Santa Teresinha. Mestre em Administração com ênfase em Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Potiguar (2015), Conceito CAPES 4. Especialista em Gestão Estratégica na modalidade MBA pela Universidade de São Paulo FEA-USP (2015). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Potiguar (2005). Pesquisas e publicações nas áreas de Gestão Estratégica e Competitividade nas MPE’s, Logística Empresarial e Cadeia de Suprimentos, Marketing, Modelos de Gestão e Processos de Negócios, Gestão Financeira e Inovações em Gestão Pública. Gestor da empresa LT Máquinas.

Downloads

Publicado

2020-01-03