A IMPORTÂNCIA DA COLABORAÇÃO ENTRE OS SETORES DA INDÚSTRIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS DA PINTEC 2011.

Autores

  • Marcos Roberto Kuhl Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Talita Amarante
  • Marlete Beatriz Maçaneiro Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como diferentes setores da economia brasileira percebem a importância da colaboração para a inovação, a partir de dados da Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica - PINTEC 2011. Buscou-se atingir este objetivo através de um estudo quantitativo e descritivo; dentre as análises estatísticas escolhidas, encontra-se o teste t-Student e a Análise da Variância (ANOVA), utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®). As categorias analisadas foram colaborações com: clientes, fornecedores, concorrentes, empresas de consultoria, universidades e institutos de pesquisa, centros de capacitação profissional e assistência técnica e instituições de testes, ensaios e certificações. Os resultados observados demonstram que os clientes e fornecedores foram os atores com maiores médias de atribuição de importância e esse tipo de colaboração se revela mais comum. Identificou-se que efetivamente existe diferença na percepção, mas que essa diferença não chega a ser estatisticamente significante na maioria dos casos na análise comparativa. Também verificou-se que as percepções são diferentes entre os setores considerando a PINTEC/2011 e o indicador de intensidade tecnológica que revela, em partes de acordo com a bibliografia apurada, as estratégias setoriais de inovação no Brasil; porém, é preciso uma maior investigação referente às particularidades de cada setor.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Kuhl, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professor do Departamento de Ciências Contábeis (DECIC) e do Programa de Mestrado em Administração (PPGAdm) da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO. Doutor em Administração pela Universidade Feceral do Paraná (UFPR). Pós-Doutor em Contabilidade pela UFPR.

Talita Amarante

Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil(2010)

Marlete Beatriz Maçaneiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professora do Departamento de Secretariado Executivo (DESEC) e do Programa de Mestrado em Administração (PPGAdm) da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO. Doutora em Administração pela Universidade Feceral do Paraná (UFPR). Pós-Doutora em Administração pela Universidade Positivo.

Downloads

Publicado

2017-09-29