INSERÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NOS RELATÓRIOS DE DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES

Autores

  • Bruna Rafaelly Milosz Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Marcos Roberto Kuhl Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar como as informações sobre sustentabilidade nas suas dimensões econômica, social e ambiental estão sendo inseridas nos relatórios de divulgação voluntária nos Relatos Integrados, podendo ser o diferencial para a sobrevivência dessas organizações. Para tanto procede-se à um estudo qualitativo com coleta de dados secundários dos RI’s divulgados por empresas brasileiras com ações negociadas na BM&FBovespa, sendo estudadas quatro empresas que divulgaram o RI de 2015-2016 (Banco Santander S/A – 2016; Grupo CCR-2016; Itaú Unibanco S/A – 2015; Natura Cosméticos S/A – 2016). Deste modo observa-se que a sustentabilidade é tratada na maioria das vezes de forma geral, e pouco inserida em apenas uma das dimensões estudas. Em alguns casos também observa-se que é tratado sobre sustentabilidade mas não ocorre a exposição do termo. O que permite concluir que a sustentabilidade ainda é tímida entre as empresas mesmo ela sendo considerada como um elemento para a geração de valor.

Biografia do Autor

Bruna Rafaelly Milosz, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Discente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, campus Santa Cruz. Bolsista no Projeto de Extensão LMQQA do Programa de Mestrado em Administração - PPGADM/UNICENTRO.

Marcos Roberto Kuhl, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professor do Departamento de Ciências Contábeis (DECIC) e do Programa de Mestrado em Administração (PPGAdm) da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO. Doutor em Administração pela Universidade Feceral do Paraná (UFPR). Pós-Doutor em Contabilidade pela UFPR.

Downloads

Publicado

2018-09-17