UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NA AMÉRICA DO SUL SOBRE MARKETING VERDE NO PERÍODO 2002-2021

Autores

  • Roberth Victor de Miranda Silva Instituto Federal do Piauí - IFPI
  • Rafael Fernandes de Mesquita Instituto Federal do Piauí - IFPI e Universidade Federal do Piauí - UFPI http://orcid.org/0000-0002-4953-4885
  • Elane dos Santos Silva Barroso Instituto Federal do Piauí - IFPI e Universidade de Lisboa
  • Marcos Antonio Cavalcante de Oliveira Júnior Instituto Federal do Piauí - IFPI e Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo

As organizações, que se empenham em oferecer produtos e serviços que atendam aos desejos e necessidades da sociedade, têm adotado o viés ambiental e as práticas sustentáveis em suas estratégias mercadológicas. Esse cuidado e preservação do meio ambiente, através da produção e comercialização de produtos e serviços que não o prejudiquem, fizeram emergir um novo segmento na área mercadológica, chamado de ‘marketing verde’. O objetivo do estudo é analisar as evidências científicas sobre marketing verde. Este artigo possui uma abordagem qualitativa, no qual foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com o intuito de analisar as evidências científicas sobre marketing verde. Foram pesquisados artigos indexados na base de dados SciELO Citation Index. Como resultado, apresenta-se o panorama do marketing verde nas organizações na América do Sul, evidenciando as práticas utilizadas, a forma como é abordado em aspectos estratégicos e os principais desafios das organizações ao utilizá-lo.

Biografia do Autor

Roberth Victor de Miranda Silva, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Bacharel em Administração de Empresas pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI.

Rafael Fernandes de Mesquita, Instituto Federal do Piauí - IFPI e Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Administração de Empresas. Professor do Instituto Federal do Piauí - IFPI-Campus Dirceu Arcoverde. Docente colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e em Gestão Pública da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos Organizacionais no Nordeste - NEON".

Elane dos Santos Silva Barroso, Instituto Federal do Piauí - IFPI e Universidade de Lisboa

Professora do Instituto Federal do Piauí - IFPI. Doutoranda no ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa. Mestra em Administração e Controladoria - UFC. Membro do LEEOA-Laboratório de Estudos Organizacionais Estratégicos em Organizações e Ambientes.

Marcos Antonio Cavalcante de Oliveira Júnior, Instituto Federal do Piauí - IFPI e Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestrado em Geografia pelo Programa de Mestrado em Análise e Planejamento Espacial - MAPEPROF, pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Professor do Instituto Federal do Piauí. Membro do LEEOA - Laboratório de Estudos Organizacionais Estratégicos em Organizações e Ambientes.

Downloads

Publicado

2024-03-17