O (DES)CAPITAL SOCIAL NA FORMAÇÃO DE REDES DE EMPREENDEDORES: ESTUDO EM UM AGLOMERADO DE CONFECÇÕES

Autores

  • Fátima Regina Net Matos Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra) / Universidade Potiguar
  • Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista Universidade de Aveiro
  • Rafael Fernandes de Mesquita Universidade Potiguar
  • Diego de Queiroz Machado Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este trabalho analisou como estão sendo construídas redes de empreendedores baseadas no (des)capital social em um aglomerado de confecções no nordeste brasileiro. O estudo de abordagem qualitativa e estratégia de estudo de caso foi realizado em micro e pequenas empresas.  Como  resultados  das  análises,  identifica-se o  fenômeno  do  empreendedorismo como  vigoroso,  mas  prevalece  a  lógica  competitiva  em  detrimento  da  cooperação  e  do coletivo, não tendo se observado manifestações significativas de capital social, este compreendido como a capacidade de uma sociedade de estabelecer laços de confiança interpessoal e redes de cooperação com vistas à produção de bens coletivos. O capital social e o empreendedorismo manifestam-se como um modelo patchwork, tecido feito com a união de retalhos de tamanhos, texturas e cores diferentes, mas que formam um todo harmônico, no qual os pequenos pedaços de pano (núcleos familiares) ainda não são costurados pelo capital social. Característica do empreendedorismo, a criação de empresas por spin-off também foi evidenciada,  apesar  dos  contrastes  teóricos  com  seus  contextos  de  alavancagem,  o  que sinaliza para um modelo organizacional pós-fordista, como a especialização flexível, que ainda carece de evidências empíricas, tanto para corroborar a teoria como para acrescentar dados novos.

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Publicado

2016-10-15