EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: ABORDAGENS ATUAIS, PEDAGOGIAS E TENDÊNCIAS

Autores

Resumo

A produção acadêmica sobre educação empreendedora (EE) tem se destacado pela relevância e utilidade dos cursos e programas de empreendedorismo. Entretanto, os conhecimentos sobre a educação empreendedora ainda são dispersos e as pesquisas teórico-empíricas são fragmentadas. A natureza conservadora das disciplinas e o modelo educacional focado, quase que exclusivamente, na criação de negócios permite-nos um repensar da educação empreendedora, sobretudo sobre suas pedagogias e práticas. Então, como podemos ter certeza de que nosso conhecimento está contribuindo para a área? Que conhecimento reunimos em relação à adequação, relevância, utilidade social e eficiência de nossas iniciativas e práticas para a educação empreendedora? Com base nessas questões que este artigo tem o objetivo de ampliar a compreensão sobre a abordagens atuais, pedagogias e tendências da EE. Para tanto, realizamos uma revisão sistemática da literatura sobre educação empreendedora e apresentamos possibilidades de pesquisas, novas abordagens, pedagogias e tendências no âmbito do tema.

Biografia do Autor

Gracyanne Freire de Araujo, Universidade Federal de Sergipe/Departamento de Administração

Departamento de Administração. Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Pesquisa Qualitativa, Educação em Administração.

Antônia Márcia Rodrigues Sousa, Universidade Federal do Ceará

Cursos de Ciências Econômicas e Finanças. Intenção, comportamento e atitude empreendedora; Sustentabilidade, Governança. Inovação, Desenvolvimento local,Empreendimentos solidários, Gestão Ambiental e Logística Reversa.

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí

Departamento de Administração. Empreendedorismo (econômico, social, institucional e educacional); Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Currículo; Competências Docentes; Relações do Trabalho; Motivação, Gestão de Pessoas, Gestão e Políticas Públicas; Educação, Estado e Sociedade; Transformações Sociais; Capitalismo e Políticas Públicas; Direitos Sociais e Cidadania.

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Publicado

2023-05-16