EMPREENDEDORISMO PARA TODOS: O PERFIL EMPREENDEDOR DOS LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA

Autores

  • Manoel Odilon Neto Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Jairo de Carvalho Guimarães Universidade Federal do Piauí - UFPI http://orcid.org/0000-0002-5901-5026
  • Alessandro Prudêncio Lukosevicius Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Resumo

O empreendedorismo é um fenômeno que tem avançado bastante nas últimas décadas, motivo de recorrente discussão e reconhecimento quanto à sua relevância no contexto socioeconômico brasileiro. Isto ocorre porque o empreendedorismo tem rompido as convencionais barreiras e desconstruído paradigmas, inclusive quanto à formação daqueles que o perceberam como meio legítimo para promover revoluções efetivas, seja no aspecto pessoal, seja quanto à realização profissional. Basta que o indivíduo identifique uma oportunidade e a explore, tirando algum proveito para si, assim como visando a atender as necessidades de outras pessoas que possam ser atendidas com a sua ideia. Esta pesquisa objetivou identificar se os estudantes do Curso de Pedagogia possuem propensão ao empreendedorismo e, em caso positivo, descrever suas características empreendedoras. O trabalho possui abordagem quantitativa, de natureza descritiva e exploratória, em que se utilizou como técnica de coleta de dados o survey e como instrumento de coleta um questionário estruturado. Os resultados demonstraram que, embora vinculados a um curso que prepara licenciandos para atuar na docência, no contexto das Ciências Humanas, os futuros pedagogos possuem características empreendedoras pessoais e comportamentais, porém, há limitado estímulo ao empreendedorismo no percurso formativo, embora esta constatação não seja fator para inibição do desejo dos discentes em apreender o empreendedorismo como uma alternativa possível de realização profissional.

Biografia do Autor

Manoel Odilon Neto, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Bacharel em Administração pela UFPI

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Educação (UFRJ); mestre em Administração e Controladoria (UFC); especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFC); graduado em Administração (FACE); professor Adjunto II do Curso de Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS); coordenador do Curso de Administração do CAFS (2016-2018), reeleito para um novo mandato (2018-2020); membro representante do CAFS junto ao CONSUN, CEPEX, CAMEN – Câmara de Ensino (PREG) e CAMEX – Câmara de Extensão (PREXC); presidente setorial da CPAD - Comissão Permanente de Avaliação Docente de 2016 a 2019; membro efetivo da CPA – Comissão Própria de Avaliação de 2017 a 2019; coordenador acadêmico do Curso de Especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresa, ofertado no CAFS (Floriano-PI); representante do Estado do Piauí junto à ANGRAD – Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, biênio 2018-2019; elaborador de itens para o BNI – Banco Nacional de Itens (INEP), vinculado ao ENADE.

Alessandro Prudêncio Lukosevicius, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Doutor em Engenharia pela UFF-RJ, Mestre em Administração pelo Ibmec-RJ, MBA em Gestão de Projetos pela FIAP-SP, Pós-graduado em Gestão da Informática pela EAESP/FGV-SP e Graduado em Ciência da Computação pela UFU-MG. Pesquisador, congressista, orientador, revisor de periódicos e autor de artigos nas áreas de administração, gerenciamento de projetos e administração da informação (administração e tecnologia). Professor convidado há mais de 16 anos de pós-graduação nas áreas de gestão empresarial, gerenciamento de projetos e comunicação em instituições como: Fundação Getúlio Vargas-RJ, Ibmec-RJ, Fundação Dom Cabral-MG, Estácio-RJ, UFF-RJ, UFRJ-RJ , FIAP-SP e outras.

Downloads

Publicado

2019-09-09