EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS SOBRE AÇÕES EMPREENDEDORAS NO SETOR PÚBLICO: UMA ANÁLISE DA LITERATURA (INTER)NACIONAL

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar na literatura nacional e internacional estudos que apresentam ações empreendedoras no setor público. Para tal, utilizou-se como método a Revisão Sistemática da Literatura (RSL). As buscas foram realizadas nas bases de dado nacionais Spell e Scielo e internacionais Web of Science e Scopus, no período de 2010 a 2020. Para a realização das buscas, utilizou-se como palavras chave, em inglês e português: “empreendedorismo público”; “empreendedorismo” AND “setor público”; “intraempreendedorismo” AND “setor público”; “empreendedorismo político”. A partir dos critérios de exclusão, foram selecionados 16 estudos. Como resultados, destaca-se que as práticas empreendedoras no setor público têm ocorrido por meio da capacitação de servidores, premiações e valorização das práticas, formação de redes, interação social, mudanças na cultura organizacional do setor público e no processo de formulação e implementação de políticas públicas. Conclui-se que as práticas empreendedoras no setor público são caminhos para transformar o ethos das organizações públicas, contribuindo com o desenvolvimento organizacional, interorganizacional e social, por meio de melhores possibilidades de acesso à serviços públicos de qualidade.

Biografia do Autor

Alessandro Carlos da Silva Junior, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Pesquisador no Grupo de Pesquisa Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) do Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2). Bacharel e mestrando em Administração na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm), Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Antonio Vagner Almeida Olavo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) do Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2). 

Maysa Alves Correa Silva, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e bacharela em Ciências Contábeis pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2022-05-07