CONCEPÇÃO EMPREENDEDORA: REFLEXÕES A PARTIR DO CASO DE UMA EMPRESA VITIVINÍCOLA

Autores

  • Ricardo Lebbos Favoreto Universidade Estadual do Paraná
  • Mario Nei Pacagnan Litz Estratégia
  • Saulo Fabiano Amâncio-Vieira Universidade Estadual de Lodnrina

Resumo

O fenômeno empreendedor, objeto do campo do empreendedorismo, toca, de certa forma, o princípio de todo objeto de estudo da Administração. Visando o princípio do princípio, busca-se explorar, neste artigo, o movimento inicial ocorrido no fenômeno empreendedor, a que se convenciona denominar de concepção empreendedora. Para tanto, o estudo é realizado tomando-se por base o caso de uma empresa atuante na vitivinicultura fina brasileira. Trata-se a pesquisa de um estudo de caso único, de natureza qualitativa. O caso é analisado sob a ótica de três faculdades afigurativas do processo de concepção: percepção, imaginação e entendimento e compreensão. Os resultados indicam a valia do modelo proposto, que pode ser utilizado para a apreensão de outros casos de empreendedorismo. A despeito da multiplicidade constitutiva do modelo, a prática demonstra ser a concepção um processo uno, no qual tomam parte as faculdades de modo distinto mas inseparavelmente.

Biografia do Autor

Ricardo Lebbos Favoreto, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Administração. Professor do Departamento de Administração da Universidade Estadual do Paraná.

Mario Nei Pacagnan, Litz Estratégia

Doutor em Administração. Sócio da Litz Estratégia.

Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Universidade Estadual de Lodnrina

Doutor em Administração. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2016-10-25