SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL EM AGROINDÚSTRIAS PERNAMBUCANAS

Autores

  • Maurílio Arruda de Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Silas Marcolino de Sena Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ana Clara Cavalcanti de Miranda Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Alessandra Carla Ceolin Universidade Federal Rural de Pernambuco http://orcid.org/0000-0003-3892-8712
  • Alexandre de Melo Abicht Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O objetivo principal desse projeto foi mensurar o desempenho da sustentabilidade empresarial das agroindústrias a partir de aspectos ambientais, sociais e econômicos. Os dados coletados foram analisados a partir do modelo de mensuração da sustentabilidade proposto por Callado (2010); utilizando o cadastro disponibilizado pela Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE) para a escolha das agroindústrias. Pode-se verificar que as agroindústrias apresentaram desempenho satisfatório nas dimensões ambientais e sociais. Quanto à dimensão econômica, a maioria obteve desempenho insatisfatório, mas a diferença obtida tanto da social como da econômica eram significativamente mínimas demonstrando equilíbrio entre si. Conclui-se que as empresas pesquisadas adotam práticas sustentáveis em suas gestões, porém precisam aprimorar para benefício próprio, do ambiente e da sociedade.

Biografia do Autor

Maurílio Arruda de Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural com ênfase em Gestão, Mercados e Agronegócio pela UFRPE (2017), possui Especialização em Auditoria e Direito Tributário pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2010), Graduação em Ciências Contábeis pela FBV (2009), Nível Superior em Gestão Financeira pela FBV (2005) e Graduado em Administração pela UFRPE/Sede (2017) . Tem experiência nas áreas Contábil, Fiscal, Trabalhista, Paralegal, Consultoria de Projetos (Sistemas ERP´s) e Docência em Nível Técnico e Superior. Participou como integrante (aluno pesquisador) do Centro de Estudos em Mercados, Gestão da Produção e Inovação- CEMPI/UFRPE (2015-2017).

Silas Marcolino de Sena Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduando em Administração. Atuou na iniciação científica e tem experiência na área de Logística empresarial, com foco na armazenagem e processos de expedição.

Ana Clara Cavalcanti de Miranda, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda em Administração e Bolsista de Iniciação Científica  pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduada em Pedagogia, com pós-graduação em Pedagogia Empresarial.

Alessandra Carla Ceolin, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora vinculada ao Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui doutorado e Pós-doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Comércio Exterior e Administração pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atua principalmente com os temas gerenciamento de processos e de projetos, sistemas de informação, textmining/datamining, assimetria de informação, inovação, administração rural e agronegócios.

Alexandre de Melo Abicht, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Agronegócios (UFRGS). Doutorando em Design - PG-Design e pesquisador no Projeto ICD do Núcleo de Desenvolvimento de Produtos (NDP), da UFRGS. Professor de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade CNEC de Gravataí e da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2019-01-14