ECOEFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO SETOR SUCROALCOOLEIRO
Abstract
A atividade sucroalcooleira no Brasil possui grande capacidade de co-geração energética, térmica e elétrica, potencialmente presente na biomassa residual. No entanto observa-se que não existe a preocupação devida com o investimento em tecnologias voltadas a busca da eficiência operacional nas unidades produtivas. Este trabalho apresenta uma proposta de estudo e implementação de uma ação que busca a redução do consumo de energia elétrica no sistema de bombeamento e adução da água bruta destinada a atender as diversas etapas do processo produtivo da usina sucroalcooleira, proporcionando maior excedente dessa energia e a sua disponibilidade para ser comercializada junto ao mercado consumidor, tendo como conseqüência secundária, a minimização no desgaste dos equipamentos devido à otimização de seu tempo de operação. Aplicando-se noções básicas de engenharia hidráulica e elétrica, concomitantemente ao uso de novas tecnologias disponíveis atualmente no mercado, torna-se possível, com investimentos reduzidos e curtos períodos de retorno do capital comprometido, obter ótimos resultados financeiros e operacionais. Outro fator importante é a criação de um paradigma para a disseminação da cultura de utilização mais eficiente dos recursos disponíveis e subutilizados na planta industrial.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).