DECIDIR ENTRE COMPRAR OU FAZER: CASO EM UMA FABRICANTE DE UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS DE ALUMÍNIO

Autores

  • Marcela Avelina Bataghin Costa IFSP- São Carlos
  • Igor Nardin IFSP - São Carlos
  • Diego Gobo IFSP São Carlos
  • Bruna Vercesi da Costa Especialista em MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Anhanguera (2016). Bacharel em Administração de Empresas pelo Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior (2014).

Resumo

A competitividade no setor de bens de consumo tem levado as empresas a buscarem alternativas para continuar no mercado. Neste contexto a redução de custos se tornou uma constante. O presente trabalho tem como intuito verificar se a aquisição de produtos já fabricados representa um custo menor que a compra para uma fabricante de utensílios domésticos, localizada na Cidade de São Carlos, estado de São Paulo. Para tanto foi feita uma revisão bibliográfica e documental seguida de estudo de caso conduzido por meio de visitas, levantamento de documentação e aplicação de questionário ao proprietário da empresa. Os dados coletados permitiram a realização da caracterização da empresa, da gestão de atual de compras, dos custos de produção dos produtos fabricados, e também os custos para comprar estes mesmos produtos já prontos de terceiros. Conclui-se a implementação de uma gestão de compras eficiente podem garantir a permanência da empresa no mercado nos próximos anos. Além disso, a mensuração dos custos de produção e compra dos produtos prontos, apontou que comprar de terceiros neste caso é mais viável.

Biografia do Autor

Marcela Avelina Bataghin Costa, IFSP- São Carlos

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Especialista MBA Gestão Estratégica em Finanças Pela Universidade Federal de São João del Rei (2007). Bacharel em Administração pelo Centro Mineiro de Ensino Superior (2006). Atuou como professora Adjunta do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul até junho de 2015. Atualmente é docente (DI-2) do quadro permanente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Carlos lecionando no curso Superior de Tecnologiaem Processos Gerenciais e Curso Técnico em Qualidade. Editora da Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão, IFPR. Participa dos grupos de pesquisa NEPGEST (IFSP) e GEPEQ (UFSCar). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, principalmente nos temas de: Engenharia de Produto; Gestão do Processo de Desenvolvimento de Produtos; Administração da Produção, Marketing, Logística e Gerenciamento de Resíduos.

Igor Nardin, IFSP - São Carlos

Tecnólogo em Processos Gerenciais pelo IFSP - São Carlos

Diego Gobo, IFSP São Carlos

Tecnólogo em Processos Gerenciais pelo IFSP - São Carlos

Bruna Vercesi da Costa, Especialista em MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Anhanguera (2016). Bacharel em Administração de Empresas pelo Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior (2014).

Administradora de Empresa

Downloads

Publicado

2020-01-03