POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA DAS ETA’S EM USINAS DO SETOR SUCROENERGÉTICO NO ESTADO DE SÃO PAULO
Abstract
A estação de tratamento de água tem grande importância no setor sucroenergético. O objetivo desta pesquisa foi comparar o tratamento de água realizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) de uma cidade do interior de São Paulo com o tratamento realizado em uma usina sucroenergética, elencando possibilidades de utilização de tecnologia empregada na ETA estudada no setor sucroalcooleiro. Foram pesquisadas também outras tecnologias aplicáveis às ETA para melhoria na qualidade das águas utilizadas tanto para consumo doméstico como industrial. A pesquisa mostrou uma grande semelhança entre as tecnologias empregadas nas estações de tratamento de água em questão, concluindo que as tecnologias utilizadas na ETA estudada pouco acrescentariam no processo de tratamento realizado na usina. Foi ressaltado também o uso de polímero natural para o processo de tratamento, com perspectivas de melhorias ecológicas e econômicas para o processo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).