BACKGROUND EMPREENDEDOR NO RAMO DE BARBEARIAS: UM ESTUDO NO SUL DO BRASIL
Abstract
O que antes era uma visita mensal para fazer o mesmo procedimento de sempre, ir ao barbeiro tornou-se uma experiência cercada por ambiente permeado de entretenimento, como jogos e bares. Surge o interesse de entender quem são essas pessoas que decidiram atuar nesse mercado, e o que compõem suas histórias de vida. Para isso, tem-se por objetivo geral o estudo das características de background que constituem os empreendedores no ramo de barbearia, e a classificação desses backgrounds quanto a empreender por necessidade ou oportunidade. A fim de operacionalizar este objetivo, foi feita uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, onde treze empreendedores foram entrevistados com roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram analisados sob a lente teórica de Pereira Junior (2020). Foi possível constatar que o background dos empreendedores no ramo de barbearias é constituído por estrutura familiar, lugar de nascimento/criação, aspectos sociodemográficos, aspectos de fé e/ou religião, e atividade profissional. Ressalta-se que nenhum dos entrevistados possui todos os aspectos de forma simultânea em seu background. O único aspecto que não pode ser confirmado no segmento de barbearias é a Educação Formal. Nos dias atuais já existem movimentos de incluir o empreendedorismo no sistema de educação formal, embora ainda sejam insipientes. Como contribuições, cientificamente, este trabalho avança a discussão sobre o que vem a compor o background, permitindo conhecer melhor o empreendedor do setor de barbearias. Já gerencialmente, entender as características do background pode auxiliar em futuros processos seletivos de empresas desse setor em incubadoras, ou mesmo funcionários para essas empresas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).