CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AMBIENTES DE PRODUÇÃO ENXUTA SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2007 E 2017 ATRAVÉS DA BIBLIOMETRIA

Autores

  • Francielle da Silveira Pereira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Samuel Vinicius Bonato Universidade Federal do Rio Grande - FURG http://orcid.org/0000-0002-2486-4909
  • Errol Fernando Zepka Pereira Junior Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Universidade Católica de Pelotas - UCPel. http://orcid.org/0000-0002-4203-0801
  • Flávia Regina Costa Czarneski Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Lívia Castro D'Ávila Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Resumo

Com os novos paradigmas produtivos e geração de grande quantidade de poluição por parte de algumas empresas, práticas mais limpas de produção enxuta e sustentável tem se mostrado relevantes. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar através da técnica da bibliometria, a produção científica mundial referente aos ambientes de produção enxuta sustentável no período compreendido entre 2007 e 2017 por meio da análise de artigos disponíveis em base de dados online. Metodologicamente o estudo enquadra-se como de natureza exploratória, adotando-se a revisão bibliográfica dos artigos publicados nas bases de dados Science Direct, Scopus, Web of Science e Google Scholar. Os dados obtidos foram organizados segundo várias dimensões como: autores, países, instituições e datas de publicação, evidenciando particularidades relativas a cada dimensão.  Como resultado, encontrou-se uma quantidade restrita de artigos publicados sobre ambientes de produção enxuta sustentável. Ao final, evidenciam-se oportunidades de estudos que possam expandir o espectro do atual e gerar novos resultados para a área de produção enxuta e sustentável.

Biografia do Autor

Francielle da Silveira Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Administração em andamento na Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Samuel Vinicius Bonato, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (2004) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Experiência de 15 anos em implantação de Sistemas de Gestão, atualmente é Professor Adjunto na FURG, atuando no Ensino e Pesquisa com foco em Inovação em Logıśtica, Gestão de Projetos e Gestão Ambiental.

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Universidade Católica de Pelotas - UCPel.

Possui formação em MBA em Gestão estratégica de Negócios (nível especialização), pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019) e Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2017). Atualmente é Mestrando em Administração no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Enquanto experiência profissional, atualmente é tutor dos cursos de Bacharelado em Administração; Bacharelado em Publicidade e Propaganda; Bacharelado em Ciências Contábeis; Tecnologia em Processos Gerenciais; Tecnologia em Gestão Comercial; Tecnologia em Gestão Financeira; Tecnologia em Marketing; Tecnologia em Gestão Pública; Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos; e Bacharelado em Jornalismo na modalidade Educação à Distância da Universidade Católica de Pelotas - UCPel. Sobre experiência em pesquisa, atua nas áreas de: administração, empreendedorismo, gestão estratégica, processos gerenciais, educação à distância e administração da produção.

Flávia Regina Costa Czarneski, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós Doutora em Engenharia Oceânica pela COPPE/UFRJ; Doutora em Engenharia de Produção e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atua nos cursos: Graduação em Administração; Especialização (lato sensu) em Gestão Pública Municipal; Mestrado em Administração Pública (PROFIAP) e Mestrado em Contabilidade (PPGCont / ICEAC / /FURG). Linhas de pesquisa: Pesquisa em Administração e Contabilidade; Gestão Estratégica de Pessoas; Inovações Gerenciais; Mudanças Organizacionais e Indicadores de Desempenho.

Lívia Castro D'Ávila, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013), Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2003). Atualmente éprofessora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em marketing, estratégia, operações de serviços e empreendedorismo.

Downloads

Publicado

2019-11-13