VIABILIDADE FINANCEIRA PARA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE BIODIGESTORES NA CIDADE DE VILLA OCAMPO, PROVÍNCIA DE SANTA FÉ - ARGENTINA
Abstract
Diante da problemática ambiental atrelada ao descarte inadequado de dejetos suínos no meio ambiente, e dada à preocupação em relação à consonância das atividades produtivas com a sustentabilidade, vêm se buscando alternativas para minimizar os impactos ambientais supracitados, uma delas é a incorporação de tecnologias de apoio ao tratamento dos resíduos, como é o caso dos biodigestores. Neste sentido, este estudo tem como objetivo verificar a viabilidade financeira para implantação do sistema de biodigestores na cidade de Villa Ocampo, na província de Santa Fé, na Argentina. Para esta análise foram levantados os custos atrelados ao investimento, a aplicação da técnica de custeio por absorção para levantamento dos custos totais mensais estimados e a elaboração dos fluxos de caixas futuros considerando preços constantes. Os resultados demostraram que o volume de biogás gerado não comporta os investimentos demandados, inviabilizando economicamente o projeto. Neste sentido, sugere-se que seja incorporado também dejetos de outros animais, como os bovinos, uma vez que o biodigestor possui capacidade produtiva superior, maximizando assim o volume de biogás gerado. Sugeriu-se também que fosse buscado apoio governamental para subsidio dos equipamentos, pois o país possui diversas políticas de incentivo a inserção de tecnologias limpas. As principais contribuições deste estudo incluem a proposição de uma alternativa de apoio à redução do impacto ambiental da atividade, pouco utilizada na região. Além de apresentar os principais aspectos que podem interferir na inviabilidade econômica de um projeto de pequeno porte.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).