PREOCUPAÇÃO E CONHECIMENTO DA VARIÁVEIS AMBIENTAIS RELACIONADAS ÀS ATIVIDADES DE ENGENHEIROS EGRESSOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Patricia Loch Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Jerry Adriani Johann Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Ricardo Rocha de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a preocupação e o conhecimento das questões ambientais relacionadas às atividades de engenheiros formados em uma universidade pública. A pesquisa de caráter quantitativo com abordagem descritiva, se pautou na percepção de 171 egressos do curso de engenharia civil da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, registrados junto ao CREA-PR, que responderam um questionário online. Os dados foram analisados por meio de análise unidimensional, análise bidimensional e aplicação do teste de independência Qui-Quadrado. Os resultados indicam que os profissionais percebem as variáveis ambientais envoltas a atividade, porém, em determinados temas como análise do ciclo de vida do produto, logística reversa e PGRCC o conhecimento ainda é baixo. Este estudo possibilitou a identificação de uma lacuna em relação ao nível de conhecimento dos egressos do curso de Engenharia Civil da Unioeste, registrados junto ao CREA-PR, o qual deve ser tratado de forma mais efetiva pelas universidades.

Biografia do Autor

Patricia Loch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestra em Administração com área de Concentração em Competitividade e Sustentabilidade e linha de pesquisa: Sustentabilidade no Agronegócio, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Graduada em Administração - Bacharelado, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Cursando MBA em Gestão de Marketing (Universidade Positivo) e MBA em Gestão de Projetos (Centro Universitário Univel). Atua como coordenadora na empresa Linx/SA.

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Docente do Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável, do Mestrado Profissional em Administração, do Mestrado em Contabilidade e do curso de Graduação em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Graduação e Especialização em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia (1998). Atualmente é Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNIOESTE, campus de Cascavel; Líder do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade - GPSA; Parecerista Ad Hoc para projetos da Fundação Araucária; Avaliador de Cursos (Bacharelados e Cursos Superiores de Tecnologia) do MEC-SINAES/INEP e presta assessoria para empresas. Já foi Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão da Fundação Araucária (2013-2015); editor Científico da ComSus - Revista Competitividade e Sustentabilidade; Presidente do Conselho Editorial da Revista Ciências Sociais em Perspectiva; membro do Comitê Gestor Municipal de Cascavel - PR e Pró-Reitor de Administração e Finanças na UNIOESTE. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: operações financeiras, gestão ambiental, percepção e agricultura familiar.

Jerry Adriani Johann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

A) FORMAÇÃO: Graduação em Engenharia Agrícola pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997); Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (1998); Mestrado em Engenharia Agrícola (Sistemas Agroindustriais - Agricultura de precisão e Geoestatística) pela UNIOESTE (2001) e Doutorado em Engenharia Agrícola (Planejamento e Desenvolvimento rural sustentável - Sensoriamento remoto) pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2011). B) ATUAÇÃO: É professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e atua na graduação em Engenharia Agrícola e na pós-graduação no mestrado/doutorado em Engenharia Agrícola (PGEAGRI), no mestrado profissional de administração (PPGA) e mestrado em contabilidade (PPGC). Na esfera administrativa atualmente é coordenador do Laboratório de Estatística Aplicada (LEA). É membro e conselheiro do COMDER - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural do Município de Cascavel/PR. É vice-líder do grupo de pesquisa de Geoestatística Aplicada (GGEA) da UNIOESTE (1998-Atual) e também atua nos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos em Geoprocessamento (GEO) da UNICAMP/SP (2000-Atual) e Grupo de Pesquisa de Otimização de Sistemas Agroindustriais do Oeste do Paraná (GROSAP) da UNIOESTE (1997-Atual). Participa como avaliador de projetos de pesquisas científicas em órgão de fomento (Fundação Araucária e CNPq) e consultor ad hoc de revistas científicas desde 2012. Coordenador de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas financiadas por órgão de fomento (Fundação Araucária) e de projetos de extensão financiados por empresas (Coopavel, Plantar). Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária na área de Engenharia agrícola (2014-2016). Atualmente, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 pelo CNPq. As pesquisas técnico-científicas estão relacionadas ao setor agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, sensoriamento remoto, previsão de safras, agricultura de precisão, estatística espacial de dados agrícolas, dados agrometeorológicos, sustentabilidade no agronegócio e mineração de dados.

Ricardo Rocha de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Na Unioeste foi Coordenador de Curso de Engenharia Civil de 1995 a 1997, Chefe do Departamento de Engenharia de 1998 a 1999, Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) de 2000 a julho de 2003, Reitor Pró-Tempore de julho de 2003 a janeiro de 2004, Assesor da Direção do Campus Cascavel de fevereiro de 2004 a maio de 2005. Foi Coordenador da Comissão de Ensino do CREA-PR no ano de 2005.

Downloads

Publicado

2019-07-15