A INFLUÊNCIA DAS CAPACIDADES DINÂMICAS NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR MOVELEIRO

Autores

Resumo

Este estudo busca compreender e analisar de que forma as capacidades dinâmicas podem contribuir para a mudança e adaptação estratégica de indústrias de pequeno porte. Deste modo, este estudo objetiva analisar e compreender a influência das capacidades dinâmicas no processo de adaptação estratégica de uma indústria de pequeno porte. Para isso, primeiramente buscou-se elucidar os períodos e eventos críticos (SAUSEN, 2003) de adaptação estratégica percorridos pela Beta Imóveis, nome fictício dado a organização estudada, no período de 2006-2018. Após, analisou-se os elementos componentes das capacidades dinâmicas propostos Wang e Ahmed (2007) que mais contribuíram para o desenvolvimento deste processo. O método utilizado foi o estudo de caso longitudinal, utilizando os métodos da Direct Research (MINTZBERG; MCHUGH, 1985), com abordagem qualitativa e descritiva. A coleta de dados utilizou a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. As análises permitiram identificar três períodos estratégicos no processo de adaptação estratégica da indústria Beta, constituídos de nove eventos críticos de adaptação estratégica. Estes períodos foram caracterizados primeiramente pelo empreendedorismo e investimentos para a constituição da indústria. Outra influência dos períodos estratégicos foi o aprendizado e o desenvolvimento da gestão que proporcionou a absorção e aplicação do conhecimento adquirido neste período. Por fim, a influência do crescimento e expansão do mercado gerados pela mudança estratégica da indústria foram, também, fatores importantes.

Biografia do Autor

Diziane Inês de Lima, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Pós-Graduada em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.

Felipe Cavalheiro Zaluski, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior em Administração pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Graduado em Administração peka Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Jorge Oneide Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Pós-Doutor em Adminsitração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Dieter Rugard Siedenberg, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutor em Geografia Econômica sobre Desenvolvimento Regional - Universitat Tuebingen/Alemanha. Professor Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

2022-01-04