A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: UM ESTUDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE FREDERICO WESTPHALEN/RS

Autores

  • Josiele Maria Fão Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Felipe Cavalheiro Zaluski Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Fabiana Zanardi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Romualdo Kohler Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Resumo

O professor é um dos grandes influenciadores e agentes na modificação da cultura e conscientização do indivíduo. Nesse contexto, começam as reflexões a respeito da importância do ensino da Educação Ambienta nas escolas de ensino fundamental, de modo a formar um cidadão que possa entender de maneira concisa a importância de conservar o meio onde está inserido, melhorando sua qualidade de vida e sendo sustentável. O objetivo desse trabalho e a identificação de alguns fatores que possam evidenciar nos professores características que os apresentem como verdadeiros responsáveis nesse ensino. Utilizou-se uma abordagem bibliográfica com pesquisa de campo por meio de questionários como metodologias de pesquisa. Conclui-se, desse modo que a educação é importante na construção da cidadania e gestão ambiental, cabendo ao educador agir como agente na modificação da cultura e conscientização dos alunos. A construção do cidadão tem princípio nas séries iniciais, por essa razão que é tão importante o papel do professor nessa fase de desenvolvimento intelectual.

Biografia do Autor

Josiele Maria Fão, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Pós-Graduada em Gestão Empresarial pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Graduada em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI.

Felipe Cavalheiro Zaluski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior em Administração pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Graduado em Administração peka Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Bolsista PROSUC/CAPES.

Fabiana Zanardi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestranda em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Pós-graduada em Saúde Coletiva: Ênfase em Sanitarismo pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Graduada em Serviço Social pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI.

Romualdo Kohler, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutor em Administração pela Universidad Nacional de Misiones - UNaM. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

2020-01-03