A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA

Autores

  • Samara Simon Christmann Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Carise Taciane Cecchetto Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Felipe Cavalheiro Zaluski Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ http://orcid.org/0000-0003-0942-9180
  • Tarcisio Dorn de Oliveira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ http://orcid.org/0000-0001-5842-2415

Resumo

Sabe-se que a nossa condição de existência é muito rara e praticamente um milagre, deve-se haver a consciência de que as formas de vida humanas, demais seres e o ambiente, necessitam ser valorizados, tanto quando se pensa no presente, como também, para garantir o meio de existência para as seguintes gerações. Desta forma, o artigo através de uma pesquisa bibliográfica, tem como objetivo explanar sobre como se deu a relação entre a sociedade e a natureza na Idade Média, durante a Idade Moderna, assim como, elucida de que forma as essas ideias impactam na atualidade e como a Contemporaneidade deve buscar soluções para amenizar as adversidades nesse tema. Por fim, direciona-nos a compreender que a ganância desenfreada, aliada com as desigualdades sociais e econômicas são os principais fatores das mazelas ambientais provocadas pelo ser humano e, sobretudo, somente uma política de educação ambiental abrangente e eficiente pode alterar o cenário global.

Biografia do Autor

Samara Simon Christmann, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.

Carise Taciane Cecchetto, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.

Felipe Cavalheiro Zaluski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Graduado em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Tarcisio Dorn de Oliveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Pós-Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Meridional -IMED. Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Downloads

Publicado

2021-03-01