O EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO NO SETOR PÚBLICO

Autores

  • Ana Paula Pina Costa Universidade Federal do Paraná

Resumo

O presente estudo inicia-se com a análise das teorias que originaram o termo empreendedorismo no setor público, evidenciando a polissemia do termo, e a sua indissociabilidade do comportamento do empreendedor. O comportamento do empreendedor ganha enfoque, pois embora não determine o resultado de um empreendimento, interage com os demais elementos no êxito dos resultados alcançados. Parte-se, sem seguida, ao exame do termo empreendedorismo corporativo, cunhado inicialmente como intrapreneurship, que consiste na utilização do espirito empreendedor - entrepreneurship – para designar aqueles que em corporações previamente estabelecidas, sejam públicas ou privadas, implementam melhorias ou inovações que incrementam a prestação de seus serviços. Por fim, foca-se nas denominações atribuídas ao governo empreendedor e ao empreendedorismo corporativo para demonstrar que esta última noção pode ser aplicada ao setor público para auxiliar nas tarefas dos servidores e no alcance do interesse público sem colocar em risco a democracia ou a impessoalidade da administração pública.

Biografia do Autor

Ana Paula Pina Costa, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Politicas Publicas

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Publicado

2020-09-02