DIVERSIDADE RACIAL NAS ORGANIZAÇÕES
PRÁTICAS E PROPOSTAS PARA O COMBATE AO RACISMO INSTITUCIONAL
Resumo
Há uma crescente pressão social para que instituições adotem práticas visando a promoção da diversidade, equidade e inclusão - DEI, em combate ao racismo estrutural. Nesse sentido, pesquisas acerca da diversidade organizacional, em especial, os impactos nas relações de trabalho e a gestão de pessoas têm ganhado mais atenção por parte da academia. O presente trabalho tem como objetivo geral, apresentar uma proposta para incentivar o aumento da inclusão racial na empresa analisada por meio da observância de critérios socioculturais no processo de admissão, retenção, capacitação e promoção de colaboradores. Os procedimentos metodológicos desta proposta classificam-se como uma pesquisa aplicada e exploratória-descritiva. Primeiramente, realizou-se uma revisão da literatura, em seguida foram analisadas experiências bem-sucedidas de instituições privadas e organizações não governamentais que implementaram práticas de DEI. Para a coleta das informações qualitativas, utilizou-se um roteiro de entrevista, adaptado do questionário utilizado pela plataforma “Sim à igualdade racial”, o qual indicou que a empresa analisada não possui nenhuma estratégia sobre equidade racial nos âmbitos de Recrutamento e Gestão de Pessoas, Deveres e Inclusão, Comunicação e Relacionamento. Com base na realidade da empresa, na literatura sobre a temática, e nas experiências pesquisadas, foi elaborado um plano de ação dividido em cinco macro ações. Por fim, entende-se que o modelo proposto contribui para que a empresa pesquisada, assim como outras organizações com realidades similares, atinja um novo patamar perante aos seus colaboradores, ao mercado e a sociedade, e construa uma imagem de instituição defensora da diversidade racial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).