ANÁLISE DE RISCOS DE ACESSO A CRÉDITO DE EMPRESAS DE ÔNIBUS FRENTE ÀS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS E SEU IMPACTO NA CADEIA DE VALOR DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO SOBRE PNEUS

Autores

  • Rafael Antonangelo Molina Universidade de São Paulo
  • Guilherme Simões Credidio Universidade de São Paulo

Resumo

A regulamentação criada pelo BACEN sobre a análise de risco socioambiental por instituições financeiras foi tomada aqui como insumo de análise sobre as práticas socioambientais de empresas de ônibus. O diagnóstico obtido nessa análise demonstra que existem impactos esperados de tal regulação sobre os operadores de ônibus, devido a algumas irregularidades socioambientais identificadas em uma amostra de estudo, consistente com o modelo de negócio desses com outros enfoques prioritários, explicados em exposição histórica. Foi possível, por meio da composição da cadeia de valor do transporte público coletivo sobre pneus, analisar como tal efeito da regulação propaga-se para todo o ecossistema envolvido no transporte por esse modal. A cadeia traçada viabilizou a identificação de stakeholders e sua análise comportou a verificação de que existe uma lacuna a ser preenchida por uma proposta de valor compartilhado que permita ganhos econômicos ao operador e ganhos a sociedade e ao meio ambiente, dado que os mais relevantes players atualmente focam suas discussões em outras questões.

Biografia do Autor

Rafael Antonangelo Molina, Universidade de São Paulo

Pesquisador em Modelos de Negócios Inovadores e Gestão de Negócios em Tecnologia da Informação, sob Mestrado Profissional em Empreendedorismo (FEA/USP) onde pesquisa proposta de valor de ferramentas de TI voltadas a mobilidade urbana aderente a exploração do monitoramento e de ganhos ambientais no transporte público de cidades. Mestre em Engenharia da Informação (UFABC), Engenheiro de Gestão (UFABC) e Bacharel em Ciência e Tecnologia (UFABC). Já realizou pesquisas nas áreas de Gestão da Comunicação Organizacional (GCom) e Gestão do Conhecimento (GC) onde, através do uso de ferramentas e técnicas próprias da Lingüística, desenvolveu e verificou metodologia de apoio a GCom e a GC, aplicada ao retrato da expressão da Inteligência Social em situações de desastre natural, além de aplicações no meio organizacional e em questões ligadas a Gestão Ambiental. Atualmente investe em conhecimentos ligados a Modelagem de Negócios, Empreendedorismo e Inovação, com especial interesse pela Gestão de Informação e Conhecimento. Trabalha com a concepção de Novos Negócios e Produtos com enfoque na Mobilidade Urbana, na oferta de ferramentas de TI que apoiem órgãos gestores públicos, operadores de ônibus privados e cidadãos na gestão da sustentabilidade econômica, social e ambiental dos serviços de mobilidade urbana. Possui experiência em docência por meio de estágio docência e monitorias diversas. É Co-Fundador da Empresa Júnior da UFABC.

Guilherme Simões Credidio, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2010) e MBA em Economia de Empresas pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2013). Atualmente cursa Mestrado em Administração na Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo, sob orientação do Professor Dr. Isak Kruglianskas, dedicando-se à dissertação Gerenciamento de Projetos Ambientais: Fatores de Sucesso. Possui experiência nas áreas de Riscos Socioambientais, Sustentabilidade e Instituições Financeiras.

Downloads

Publicado

2017-07-09