A PEGADA ECOLÓGICA COMO UM INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O CASO DA CIDADE DE FORTALEZA/CE

Autores

Resumo

A promoção do desenvolvimento sustentável é uma questão global que engloba diversas dimensões, como a econômica, social, ambiental e política. Desde 2012, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) do município de Fortaleza/CE tem medido a Pegada Ecológica da cidade como parte da Política de Desenvolvimento Urbano do Baixo Carbono. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o indicador de sustentabilidade Pegada Ecológica como ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável na cidade de Fortaleza. O estudo adotou uma abordagem metodológica qualitativa com entrevistas semiestruturadas, baseada no círculo hermenêutico dialético (CHD) com inspiração construtivista de quarta geração. Os resultados indicam que a Pegada Ecológica é uma ferramenta técnica eficaz para medir os níveis de sustentabilidade da cidade, fornecendo estratégias úteis para a tomada de decisões. No entanto, é necessário fortalecer a dimensão social do desenvolvimento sustentável na cidade, especialmente incentivando a participação popular.

Biografia do Autor

Nicole Stephanie Florentino de Sousa Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Mestra em Avaliação de Políticas Públicas (UFC). Bacharela em Ciências Ecônomicas (UFC).

Gil Célio de Castro Cardoso, Universidade Federal do Ceará

Professor titular da Universidade Federal do Ceará - Departamento de estudos interdisciplinares

Antônio Jackson Alcântara Frota, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutorado em Avaliação de Políticas Públicas (UFC). Doutor e mestre em Administração de Empresas (UNIFOR). Especialista em Assessoria Executiva e em Gestão Público Privada (UFC). Bacharel em Administração (UNIFOR).

Paulo Torres Junior, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Administração (UECE). Mestre em Avaliação de Políticas Publicas (UFC). Bacharel em Administração de Empresas (UECE) e em Direito (UFC). Professor substituto da Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2023-11-02