ESTUDO DE PRODUTIVIDADE EM EDIFICAÇÕES DE PAREDES DE CONCRETO MOLDADAS IN LOCO

Autores

Resumo

A indústria da construção civil possui uma importante participação na composição do Produto Interno Bruto do Brasil, diante disso, é necessário que ela seja desenvolvida nos seus processos produtivos. Neste contexto, o trabalho trata sobre os índices de produtividade e fatores que interferem na produção de paredes de concreto moldadas in loco. Como metodologia foram utilizados os cálculos da Razão Unitária de Produção (RUP), sendo mensurada uma edificação de paredes de concreto moldadas in loco, localizada na cidade de Bagé/RS. A pesquisa também teve como base o Modelo dos Fatores, que proporciona conhecer os fatores que estão ligados à perda de produtividade. Após os dados obtidos no canteiro de obras, eles foram tratados e analisados, no qual foi possível observar que as principais influências na produtividade são a logística do canteiro, a qual pode ser resolvida por meio da gestão dos equipamentos e da programação do recebimento de materiais; e condições meteorológicas, no caso, os ventos fortes, pois, para garantir a integridade dos funcionários, a grua não pôde fazer o içamento das formas

Biografia do Autor

Fabrício Neufeld Hubert

Engenheiro Civil, Bacharel, Engenheiro, Universidade Federal do Pampa

Fladimir Fernandes dos Santos

Economista e Tecnólogo em Gestão Ambiental, Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Professor, Universidade Federal do Pampa.

Marco Aurélio Batista de Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul


Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Administração pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN); Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas (UFMS- CPTL).

Downloads

Publicado

2023-11-02