CONTABILIDADE E A MORTE ORGANIZACIONAL
ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE “RESSURREIÇÃO” DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NA CRISE PANDÊMICA DA COVID-19
Resumo
Com o surgimento e expansão da pandemia da COVID-19, muitas organizações sofreram com as medidas adotadas para impedir a propagação do vírus, levando assim várias empresas ao processo de descontinuidade. A literatura sobre o tema destaca a necessidade de se investigar abordagens que apresentem estratégias de superação dos problemas emergentes das organizações. Nesse sentido, este estudo objetiva analisar as estratégias usadas pelas pequenas e médias empresas brasileiras para dar continuidade as suas operações durante a crise pandêmica do novo coronavírus. Para isso, realizou-se uma análise de casos múltiplos, examinando-se cinco entidades de setores comerciais escolhidas por conveniência. Os resultados evidenciam que os efeitos observados pelos gestores entrevistados pairavam sobre os processos estruturais e orçamentários de suas entidades, e as dificuldades organizacionais que enfrentavam foram massificadas pela pandemia. Verificou-se como estratégias comuns entre os participantes da pesquisa, a utilização da tecnologia no auxílio da gestão e o incremento da importância de um planejamento operacional, econômico, financeiro e contábil. Portanto, pode-se auferir que a capacidade de se adaptar aos novos cenários ou transformações (resiliência) foi indispensável para que as organizações retornassem à continuidade de seus negócios.
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