O REPOSICIONAMENTO DE MERCADO A PARTIR DE UM ESTUDO MERCADOLÓGICO DA CANTINA ICBS

Autores

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo estruturar um reposicionamento de mercado com a finalidade de alcançar novas metas para o crescimento e solidificação financeira da empresa Cantina ICBS. Para alcançar esse intento, foram identificadas novas demandas do público; realizou-se um estudo de segmentação de mercado; e foram elaboradas estratégias para suprir as demandas identificadas. Quanto à sua metodologia, utiliza uma abordagem quantitativa, de natureza aplicada com objetivo descritivo. Em relação aos procedimentos, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, e os dados obtidos foram catalogados por meio de questionários impressos respondidos pelos clientes da Cantina ICBS, que contou com uma amostra de 100 questionários respondidos, com 97% de confiança e margem de 5% de erro. A pesquisa também é compreendida como um estudo de caso. Dentre os resultados, foi possível verificar que a empresa alcançou um retorno positivo em relação a qualidade dos produtos oferecidos e ao atendimento prestado, o que justifica a alta frequência semanal dos clientes; o almoço é o serviço mais procurado; o tempo de espera para servir o almoço, o espaço limitado e a falta de pratos variados foram as principais reclamações; com a mudança de segmento, passando a adotar o serviço de self-service e a ampliação do espaço, ocorrida durante a pesquisa, o valor médio das vendas teve um aumento próximo de 16%, o que elevou o lucro da empresa. Em suma, foi possível verificar a importância de realizar o estudo de viabilidade de negócio antes de entrar em atividade, o que pode diminuir riscos e evitar os diversos problemas de operação.

Biografia do Autor

Elcio Luiz Palmeira Tenório de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Administrador pela Universidade Federal de Alagoas. Sócio-administrador da empresa Lotérica Mega Sorte LTDA EPP.

Ibsen Mateus Bittencourt, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Administração de Empresas (Mackenzie-SP), Mestre Educação Brasileira na linha de Tecnologia da Informação e Comunicação TIC (UFAL), Bacharel em Administração de Empresas (UFAL) e Bacharel em Turismo (CESMAC). É Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais - NEES/UFAL/CNPq.

Jovino Pinto Filho, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas (2022). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Sergipe (2016). Especialista em Administração Estratégica pela Estácio-FASE (2016). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Atualmente exerce o cargo de Administrador na Universidade Federal de Alagoas – UFAL e atua como Assistente de Pesquisa no Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais- NESS/UFAL/CNPq.

Luciana Peixoto Santa Rita, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP e Pós-doutora em Economia, área de Política Industrial no ISEG na Universidade de Lisboa. Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT- 2018-2022) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Avaliadora do Ministério da Educação, CAPES e do ARCO-SUL desde 2006

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Publicado

2023-09-01