COLETA SELETIVA MECANIZADA

ESTUDO DE CASO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS MORADORES CONTEMPLADOS PELA IMPLANTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VILHENA

Autores

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a percepção dos moradores contemplados pela implantação da coleta seletiva mecanizada no Município de Vilhena do Estado de Rondônia. Quanto à abordagem, a pesquisa é quali-quantitativa; quanto aos objetivos, é descritiva; no que se refere aos procedimentos, adotou-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso; no que diz respeito ao instrumento de coleta de dados, utilizou-se de questionário e para análise dos dados do método de análise de conteúdo. Analisou-se as respostas dos moradores ao questionário de avaliação de satisfação sobre a coleta seletiva mecanizada. O trabalho justifica-se por tratar de um tema relevante e seus resultados permitirem verificar como a coleta seletiva mecanizada está sendo recebida pelos moradores nos bairros onde o serviço foi implantado. Constatou-se que 50% dos respondentes estão insatisfeitos, o que justifica a quantidade de reclamações recebidas. Destaca-se também, o fato de os contentores não suportarem a quantidade de resíduos descartados, fazendo com que o lixo fique espalhado pelo chão. Os resultados capturam um cenário preocupante no que diz respeito às inúmeras reclamações e evidencia que muito ainda pode ser feito para melhorar o processo. Conclui-se que existem diversas falhas apontadas no processo de implantação da coleta seletiva mecanizada em Vilhena.

Biografia do Autor

Leciandra Doring Lauros, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestranda em Administração pública pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2022). Pós-graduação em Gestão Pública pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2016). Graduação em Administração pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Cacoal (2010). Atualmente é administradora do Campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR.

Karolina Gomes Nunes Pereira, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestranda em Administração pública pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2022). Possui graduação em Administração pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho (2017). Atualmente é Assessor Técnico do Ministério Público do Estado de Rondônia. 

Gleimiria Batista da Costa Matos, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Possui graduação em Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia (1999), mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2008) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2012). Participa do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração; membro do grupo de pesquisa CEDSA e líder do GepOrg, bem como é membro do projeto de Procad Amazônia - Diversidade Amazônica: capital social, recursos e políticas para um desenvolvimento loca. Pós doutoranda no programa de Administração, na Universidade da Amazônia/UNAMAl. Atualmente é conselheira do Conselho Regional de Contabilidade e professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, desenvolvimento, sustentabilidade e indicadores, sustentabilidade, controle interno e meio ambiente.

Joel Bombardelli, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia (1990) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor da Universidade Federal de Rondônia, dedicação exclusiva da Universidade Federal de Rondônia. Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS (2015-2019). Análise de Discurso e Contabilidade - Sujeito, sociedade, neoliberalismo e sentido no discurso da contabilidade.

Downloads

Publicado

2024-01-18