EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E A INDÚSTRIA CRIATIVA: A PRÁTICA DOCENTE DEU MATCH!

Autores

Resumo

A partir dos estudos de mestrado da autora, foi proposto um modelo utilizando a Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) na educação de forma a obter uma aprendizagem significativa na prática docente. Esse foi o incentivo para conectar e aproximar os estudos com o retorno presencial nas escolas. E assim, surgiu o problema de como verificar se a teoria dos estudos da dissertação da autora, realizado entre 2019 e 2021, pode ser validado, como um recorte, na prática docente em 2022, atuando em escolas públicas de educação básica. O objetivo é relacionar a teoria de acordo com o modelo apresentado como resultado na dissertação da autora, aliado com sua prática docente, tendo como cenário, a comunidade escolar de algumas escolas da cidade de Parobé/RS, Brasil. De acordo com o processo e a realização dos objetivos, entende-se que a teoria é essencial para o planejamento e para a prática docente, bem como um bom conhecimento das TICs.

Biografia do Autor

Hananda Farias, Universidade Feevale

Professora de Matemática e Mestre em Indústria Criativa.

Marta Rosecler Bez, Universidade Feevale

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é professora da Universidade Feevale nos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de informação, na Medicina e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa.

Paula Andrea Rodríguez Marín, Instituto Tecnológico Metropolitano ITM

Departamento de sistemas de Información
Facultad de Ingenierías
Instituto Tecnológico Metropolitano ITM

Downloads

Publicado

2023-09-01