APROVEITAMENTO DO EPICARPO DE BABAÇU EXTRAÍDOS EM CAXIAS-MA PARA A PRODUÇÃO DE BRIQUETES

Autores

  • Judson Rangell Rodrigues do Monte Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI)
  • Francinaldo de Souza Cardoso FACULDADE DO VALE DO ITAPECURU (FAI)
  • Leiliane Trindade de Almeida do Monte ANHANGUERA EDUCACIONAL https://orcid.org/0000-0001-9448-0436

Resumo

Na atualidade, a busca por alternativas energéticas que sejam ambientalmente corretas é cada vez mais crescente. A utilização de biomassa para a geração de energia tem sido foco de muitos estudos. Dentre as possibilidades, destaca-se o coco babaçu, o qual ainda tem baixa exploração do potencial energético. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral fabricar briquetes a partir dos resíduos de babaçu, a fim de verificar características químicas que justifiquem a utilização desta biomassa como biocombustível sólido. Trata-se de uma pesquisa experimental, descritiva e de abordagem quantitativa e qualitativa. Foram utilizadas cascas coco babaçu, além dos farelos resultantes da trituração de sua amêndoa para a produção de amostras de briquetes, nas quais realizou-se testes queima e verificação do teor de cinzas e teor de material volátil dessa biomassa. O teor de cinzas encontrado foi de 7,9%, enquanto o teor de material volátil foi de 92,07% e tempo de queima igual a 1 hora e 30 minutos. Os resultados evidenciam que o epicarpo de babaçu é uma alternativa viável para o aproveitamento de resíduos e pode representar uma fonte de renda para muitas famílias.

Palavras-chave: briquetes, sustentabilidade, coco babaçu.

Biografia do Autor

Judson Rangell Rodrigues do Monte, Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI)

Técnico em Agronegócios pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Bacharel em Engenharia de Produção pela Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI).

Francinaldo de Souza Cardoso, FACULDADE DO VALE DO ITAPECURU (FAI)

Especialista em Gerenciamento de Recursos Ambienais (IFPI). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UCAM). Analista de Projetos no Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Professor na Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI)

Leiliane Trindade de Almeida do Monte, ANHANGUERA EDUCACIONAL

Técnica em Logística pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Bacharela em Engenharia de Produção (FAI). Especialista em Empreendedorismo, Marketing e Finanças (FAVENI). Pós-Graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho (ANHANGUERA).

Downloads

Publicado

2023-05-16