PROJETOS DE EXTENSÃO COMO ESTÍMULO AO IMPACTO SOCIAL ATRAVÉS DAS PRÁTICAS CIRCULARES

Autores

  • Ana Paula Pereira UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Simone Sehnem UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Objetivo: Analisar a importância dos projetos de extensão nas Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina como meios de estímulo ao impacto social através da economia circular.

Desenho/metodologia/abordagem: Foi realizada uma pesquisa qualitativa através de amostragem não probabilística. Foram entrevistados nove colaboradores/servidores de cinco instituições de ensino superior localizadas no Estado de Santa Catarina, bem como coletados documentos e informações no site institucional das instituições para o desenvolvimento do estudo.

Resultados: Os principais resultados mostram que a adoção das práticas circulares pelas instituições de ensino, advindas da execução de projetos de extensão por seus colaboradores impactam os ambientes internos e externos da instituição.

Contribuições teóricas/metodológicas: Este artigo contribui para estudos sobre a economia circular e educação ao demonstrar o potencial de geração de impacto social de uma instituição de ensino ao adotar práticas circulares sustentáveis através de projetos de extensão. Através de busca realizada nas bases Scopus, Google Scholar, Web of Science, Spell, Scielo, não permitiu identificar trabalhos acadêmicos tratando sobre o tema.

Downloads

Publicado

2023-03-07