TEORIA DA FIRMA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO

Autores

  • Kaiza Correia da Silva Oliveira Universidade Salvador
  • Sarah Farias Andrade

Resumo

Há alguns anos iniciou-se uma tendência mundial dos investidores buscarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos. Nesse contexto, os fundos de Investimento Socialmente Responsáveis (SRI), tal como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) despontaram como alternativas para atender a essa demanda. Dentre a literatura que têm buscado desenvolver métodos que objetivam valorar economicamente os resultados de práticas sustentáveis pelas empresas está a economia institucionalista que aborda essa vertente em termos dos custos de transação incorridos do ecossistema. Partindo dessa perspectiva, este estudo objetivou analisar o ISE/B3, contextualizando a relação entre a sustentabilidade ambiental e o paradigma da firma através dos custos de transação. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre a criação do ISE e as dimensões da sustentabilidade incorporadas, assim como a identificação das empresas que o compõe, a evolução das carteiras, o valor de mercado e os setores que participam de sua composição.

Biografia do Autor

Kaiza Correia da Silva Oliveira, Universidade Salvador

Doutora em Economia na Universidade Federal da Bahia (UFBA/2019), Mestre em Economia Regional e Políticas Públicas na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/2015), Pós-graduada em Administração Financeira no Centro de Ensino Superior de Ilhéus (CESUP/2015), com graduação em Ciências Econômicas (UESC/2011), com vivência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, Cadeias Globais de Valor, Desenvolvimento Regional, Avaliação de Políticas Públicas, Economia solidária, Meio Ambiente e Desenvolvimento rural.

Sarah Farias Andrade

Doutora em Economia pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Economia Regional e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2009), Especialista em Economia de Empresas também pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2014). Participou de Projetos relacionados com o Acompanhamento do Custo da Cesta Básica de 2006 a 2008, Segurança Alimentar para região Nordeste, numa perspectiva de análise do preço dos alimentos de 2010 a 2012, Pesquisa Orçamento Familiar para cidade de Itabuna, Bahia de 2010 a 2013 e Atualmente integra grupo de pesquisa voltado para análise Multidimensional da Pobreza, por meio do Projeto DINÂMICAS TERRITORIAIS NA BAHIA: um estudo dos territórios de identidade Litoral Sul, Vitória da Conquista e Portal do Sertão. Possui experiência no âmbito econômico atuando na perspectivas: Séries Temporais (Modelos X-12 ARIMA - Sazonalidade, Previsão e Intervenção); Segurança Alimentar; Fome; Desenvolvimento na ótica das Capacidades. Recentemente desenvolve pesquisa na área de conflitos territoriais, padrão de reprodução capitalista e políticas neoextrativistas.

Downloads

Publicado

2022-12-22