CONTRIBUIÇÕES DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL PARA A COMUNIDADE SURDA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

Resumo

As estatísticas oficiais do Brasil revelam que mais de 10 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva. Desse total, 2,7 milhões possuem surdez profunda. Apesar dos diferentes instrumentos legais que visam promover a inclusão desses indivíduos, na prática, ainda há muitos obstáculos a serem superados. Esse cenário torna-se propício para o empreendedorismo social, cuja missão é melhorar a qualidade de vida de pessoas ou grupos em vulnerabilidade. Este trabalho tem como objetivo geral estudar sobre o empreendedorismo social voltado para a comunidade surda, de modo a destacar ações no cenário nacional que tenham contribuído para fomentar a inclusão social desse grupo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratória, de natureza básica, que incluiu as obras de Idalberto Chiavenato (2012), José Dornelas (2016), Marco Antônio Ramos (2017), Diego Alex Gazaro dos Santos (2017), Roselaine Monteiro Moraes (2019), Roberta Naianny Bezerra de Medeiros (2021), entre outros. Os resultados evidenciam que os empreendimentos sociais voltados para pessoas surdas ainda são poucos e têm em comum a finalidade de expandir a Libras. As iniciativas no âmbito do empreendedorismo social têm contribuído para o empoderamento desses indivíduos e o estabelecimento de uma comunicação mais efetiva entre a sociedade e os surdos.

 

Palavras-chave: empreendedorismo social, comunidade surda, inclusão.

Biografia do Autor

Leiliane Trindade de Almeida do Monte, Instituto Federal do Maranhão Faculdade do Vale do Itapecuru

Bacharela em Engenharia de Produção pela Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI). MBA em Empreendedorismo, Marketing e Finanças (FAVENI). Técnica em Logística pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Maria Rita Pereira Moura, Universidade Estadual do Maranhão

Bacharela em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Enfermagem Oncológica (FACULDADE UNYLEYA). Especialista em Enfermagem em Urgência, Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar (UNDB).

Judson Rangell Rodrigues do Monte, Faculdade do Vale do Itapecuru

Técnico em Agronegócios pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Graduando em Engenharia de Produção pela Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI).

Downloads

Publicado

2022-12-22